Relações interpessoais - a mulher na sociedade sob a perspectiva do filme “O sorriso de Monalisa”
“Monalisa sorri no quadro de Da Vinci. Mas está feliz? Ela parece feliz, então o que importa?” O que há por trás do sorriso de cada uma das mulheres do filme? O que há por trás do sorriso de cada um de nós? Essas e outras reflexões fazem parte das discussões e aprendizagens dos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental que, sensibilizados por questões e perspectivas que apontam para a diferença entre o tratamento para com homens e mulheres em nossa sociedade, debateram de forma profunda sobre o papel e a importância da mulher na sociedade atual. Vídeos do YouTube, como “Homens pagam 30% a mais em restaurantes” e o filme “O sorriso de Monalisa” (2003), estrelado por Júlia Roberts, serviram como suporte para as discussões, juntamente com leituras e materiais construídos pelos estudantes nas aulas de Relações Escolares e Autonomia (REA).
A pesquisa e a escolha de personalidades para exemplificar a possibilidade de ter voz na sociedade ou, infelizmente, de passar de forma invisível pelos processos foi dinamizada e apresentada pelos estudantes aos seus colegas.
"É importante considerar a feminilidade e a masculinidade a partir de uma perspectiva cultural, considerando variações históricas e temporais. O lugar que mulheres e homens ocupam e os papéis que desempenham estão relacionados também a convenções elaboradas socialmente. Desta maneira, entendo a urgência em proporcionar aos estudantes momentos de reflexão sobre essa e outras temáticas tão divergentes e atuais, possibilitando, assim, a construção de opinião e posicionamento crítico para que, muito em breve, sejam sujeitos transformadores da realidade", destaca a Orientadora Educacional, Luciana Modica.