
Semana da Cultura gaúcha na Educação Infantil: conhecer e entender a nossa tradição a partir da ludicidade dos brinquedos folclóricos,das lendas e das canções
“Pela manhã o sol nascente vem sorrindo /
E os passarinhos cantam hinos no pomar /
O chimarrão tem um sabor de esperança/
E a criança traz um futuro no olhar.”
Ainda existe um lugar, música de Wilson Paim.
Durante a Semana Farroupilha, a Educação Infantil do Colégio Santa Inês vivenciou a cultura e as tradições do povo gaúcho através de uma programação única pensada especialmente para a 1ª Infância. As atividades envolveram todas as turmas, desde a Classe Bebê até o Nível 4, com experiências voltadas à valorização do folclore, da música, da literatura e das brincadeiras típicas do Rio Grande do Sul.
Ao longo da semana, os inesianos exploraram símbolos importantes da nossa identidade cultural: aprenderam sobre o Quero-Quero, pássaro símbolo do estado; conheceram a flor Brinco-de-Princesa; investigaram a importância da erva-mate; e apreciaram imagens de gaúchos, prendas, fogão de chão, churrasco, chimarrão e animais campeiros. Também ouviram a lenda gaúcha do Quero-Quero e cantaram a música homônima, de Barbosa Lessa. Os professores Lisandra Figueiredo (Música) e Henrique Köhler (Educação Física), conduziram momentos de cantorias e danças típicas, com músicas como “Pezinho”, “Céu, Sol, Sul, Chimarrão” e “Balaio”.
No dia 19 de setembro, a escola convidou todas as crianças a virem pilchadas, vivenciando com ainda mais autenticidade esse momento cultural. Durante a Festa Gauchesca da Educação Infantil, teve o desfile de prendas e peões e, para finalizar com sabor de tradição, as turmas do N1 ao N4 degustaram um churrasquinho na Praça dos 4 Elementos, com um cardápio especial preparado com carinho: espetinho misto de carne bovina e frango e pão de alho, fornecido pelo Lord, empresa de alimentação da cantina da escola.
A confecção de brinquedos folclóricos também fizeram parte do processo pedagógico. Cada turma confeccionou um brinquedo típico da cultura popular, que foi exposto em frente ao ginásio: Classe Bebê – Bola de meia; N1 – Peteca; N2 – Cavalinho de pau; N3 – Boneco de lã e N4 – Pé de lata.
Celebrar as tradições do Rio Grande do Sul com os bebês e com as crianças é também fortalecer valores, pertencimento, resgate e respeito à memória cultural! Viva as nossas raízes!