Ser professor é ser presença constante!

Ser professor é ser presença constante. É passar dias inteiros rodeado de estudantes, acompanhando seu crescimento, seus conflitos, suas alegrias e aprendizagens. Isso enche de felicidade o coração de cada professor! Todos nós - educadores e estudantes – nos tornamos próximos, muito próximos, a ponto de entendermos o olhar, o andar, a cara amarrada, o sorriso de orelha a orelha do outro. Hoje, mesmo distantes, permanecemos conectados, já que desejamos seguir acolhendo, dividindo e compartilhando experiências.

O vídeo, organizado pelos professores regentes do Ensino Fundamental Séries Finais, busca, de forma singela, estreitar esses laços e acalentar o coração, mesmo que fisicamente distantes. Abrir a casa para que os estudantes entrem na intimidade de nosso lar é muito mais do que uma necessidade momentânea, é uma demonstração de amor.

Como diz Alicia Fernandez, aprendemos com quem temos afeto, por quem somos afetados e tocados. Por isso, nós, educadores, aprendemos constantemente: nossos estudantes são uma parte fundamental de nossas vidas. Eles são nosso maior e melhor instrumento de trabalho, a fonte de inspiração de nosso processo criativo e de nossa busca por estratégias cada vez mais qualificadas para o desenvolvimento integral de cada um. Do lado de cá, mantemos o desejo de que sigam aprendendo e construindo novos conhecimentos e novas formas de interagir.

 

Quarentena já não significa

quarenta

A distância não se mede por

quilômetros,

O carinho entre as pessoas 

não exige proximidade;

Estar perto ou longe não

importa,

Cuidar de quem se gosta é

possível por meio do 

impossível, do inédito.

O mundo é grande e

existem muitas janelas.

Ultrapassá-las é o grande

desafio.

Alexandre M. Martins

 

Confira aqui o vídeo produzido pelos professores do Ensino Fundamental Anos Finais, com carinho, para os seus estudantes.