Thanksgiving na escola: um dia para agradecer

Dia de Ação de Graças é celebrado em 24 de dezembro e já é tradição no Santa Inês 

No calendário inesiano, o Dia de Ação de Graças tem lugar garantido: é hora de celebrar o fechamento de ciclos, como a conclusão dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. 

A data, que surgiu para agradecer a boa safra depois de períodos difíceis, entrou para a história dos Estados Unidos e simboliza, nos dias de hoje, um rito de passagem em vários países do mundo todo. Mais de 400 anos depois, o sentido de colheita continua vivo nos mais diferentes contextos.  

Honrando as travessias 

Na escola, onde cada ano representa uma conquista, o chamado Thanksgiving não poderia ter mais significado. Afinal, cada aprendizado, troca, conhecimento, prova e passagem de nível é, sem dúvida, motivo para agradecer.  

Essas experiências, assim como os objetivos pessoais de cada um, são festejadas ao final do ano letivo de diferentes formas. “Nossa proposta para a Ação de Graças é criar um momento de tomada de consciência, de reflexão e de gratidão por tudo o que envolve a trajetória escolar”, explica a Coordenadora Pedagógica geral do Colégio Santa Inês, Maria Waleska Cruz. 

 

Revisitando sonhos 

No caso do Ensino Médio, em que os estudantes encerram suas jornadas no colégio, é confeccionada uma cápsula do tempo antes do ingresso no 1º ano. É nesta espécie de cartucho gigante que os estudantes depositam seus desejos e planos para os três anos seguintes. 

Em um formato de “carta para si mesmo”, as turmas têm a chance de revisitar os sonhos e refletir sobre o que mudou de lá para cá. Essa cápsula é uma tradição no colégio e é construída no 9º ano, quando os estudantes escrevem cartas endereçadas ao ‘seu eu do futuro’. Ali eles relatam a maneira como se sentem, quem são suas amizades e quais as perspectivas para o amanhã”, revela Coordenador da Pastoral Educacional do Colégio, Josimar Philippsen,