Trilhas de Ciências da Natureza: teoria e prática
Entre os diferenciais do Novo Ensino Médio está a versatilidade do currículo, que tem mais espaço para projetos por área de conhecimento. Nas turmas do 1º Ano, os estudantes estão trabalhando a história da ciência de uma forma contextualizada, com a descoberta da escala de pH. As turmas foram divididas em dois grupos: o primeiro grupo fez uma pesquisa teórica orientada sobre a escala de pH e suas testagens, e o segundo grupo testou, na prática, algumas substâncias ácidas e alcalinas utilizando indicadores naturais e sintéticos. Na semana seguinte, os grupos se inverteram, possibilitando uma aprendizagem significativa de todos os estudantes.
Conforme explica a professora Mariana Marasca, a trilha de Ciências da Natureza faz parte do novo currículo, o qual busca formar um estudante crítico e autônomo nas suas decisões. “Contextualizar a teoria e a prática possibilita experienciarmos a escala de pH com diferentes indicadores”, ressalta a professora responsável pela trilha. O itinerário de Trilhas de Ciências da Natureza faz parte da Base Diversificada do Novo Ensino Médio. “O objetivo é aprofundar a leitura de mundo dos estudantes por meio de conhecimentos contextualizados de Ciências da Natureza”, conclui a Coordenadora Pedagógica do Segmento, Fabiana Pires.