Um dia depois do outro... distantes, porém conectados!

Em tempos nunca antes vividos, somos desafiados a encontrar novas soluções para as questões que nos são impostas a cada dia. Estar longe da escola, dos amigos e dos professores demanda, para nossos adolescentes, a necessidade de manifestar mais autonomia a fim de organizar os estudos e manter a rotina funcionando.
Pensando em auxiliar nossos estudantes e suas famílias na organização dos Estudos Domiciliares neste período destinado ao isolamento social, a Equipe Pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Finais organizou uma série de ideias e ações para contribuir com o restabelecimento da rotina de estudos de maneira saudável e equilibrada. Dessa forma, a escola procura garantir a todos um espaço de convivência que estimule a criatividade e o fortalecimento de vínculos.

            Que tal?

Todo mundo tem dentro de si um fragmento de boas notícias. A boa notícia é que você não sabe quão extraordinário você pode ser! O quanto você pode amar! O que você pode executar! E qual é o seu potencial!

Anne Frank

             Vamos lá?

  1. Para que você consiga resolver as atividades que são postadas no Portal do colégio, mantenha sua rotina. Acorde, tome café e comece a acessar os materiais. Não deixe nada para depois.
  2. Mantenha sua alimentação saudável. É fundamental que sua imunidade continue alta. Fique atento às medidas de higiene pessoal, como lavar bem as mãos.
  3. Reúna os colegas em chamadas de vídeo para conversar sobre as matérias.
  4. Extrapole a aula que lhe foi dada. Pesquise, busque outras informações. Use os recursos disponíveis para complementar seus estudos. Agindo assim, você exercita sua autonomia intelectual.
  5. Em breve, estaremos todos juntos, fortes e saudáveis de volta à nossa rotina. Agora cada medida de proteção individual é direcionada para a coletividade.

            Conectando ideias!

  1. A equipe de professores está produzindo atividades pedagógicas, de modo que todos os processos de construção de aprendizagens sejam garantidos.
  2. As propostas de trabalhos são envidas para vocês toda a segunda-feira, até às 12h. Elas devem ser devolvidas aos professores, por e-mail, até a segunda-feira seguinte, às 12h, conforme indicado em cada arquivo de atividades.
  3. Não tenha pressa. Controle sua ansiedade, caso ela apareça. Não é necessário fazer todas as atividades de uma só vez. Priorize o dia da disciplina e siga os horários semanais de aulas.
  4. Os professores estão criando atividades pertinentes, adequadas e que você terá condições de resolver. Invista na sua capacidade de aprender. Tente muitas vezes antes de desistir ou de deixar de lado algo que seja mais desafiador pra você neste momento.
  5. Toda Equipe Pedagógica do Colégio Santa Inês está trabalhando home-office,fazendo o máximo possível para que esse tempo de isolamento seja produtivo e prazeroso para você, estudante! Conte conosco para o que for preciso.


            Experiências que conectam...

  1. Baixe leituras, vídeos e sugestões enviadas pelos professores. Lembre-se também de que todas as atividades dasemana de estudos domiciliares são postadas na segunda-feira que inicia a semana correspondente.
  2. Se você encontrar dificuldade em acessar o material, não tarde a pedir auxílio, contatando a secretaria da escola.
  3. Se você prefere imprimir para ter os materiais, providencie uma pasta para catalogar tudo de acordo com o componente curricular.
  4. Você precisa manter seu caderno completo e em dia com tudo que vem recebendo dos professores nesses dias.
  5. Na hora de revisar a matéria para alguma avaliação, será fundamental ter tudo muito bem organizado. Isso é um processo que você já deve ter iniciado.


           Comunicação em tempo real!

  1. Você conta com o auxílio dos professores para esclarecimentos de dúvidas, via Portal, no campo “Central de Mensagens”.
  2. Envie suas dúvidas aos professores nos horários correspondentes às suas aulas, ou de acordo com sua grade de horários escolares.
  3. Se, mesmo depois de receber retorno do professor com a resposta solicitada, você continuar sem entendimento, pergunte novamente e quantas vezes for necessário até que compreenda.
  4. Organize, de alguma forma, os tópicos que te causaram mais esforço para compreender e mantenha sua atenção neles para que possa priorizá-los na hora de pedir ajuda e de estudar.


            Facilitadores em rede.

  1. Solicite aos responsáveis que mantenham atualizados suas caixas de e-mail, pois os comunicados oficiais serão sempre enviados via e-mail institucional.
  2. A equipe pedagógica está disponível para ajudar a todos de acordo com suas necessidades. Estamos trabalhando com afinco para que tudo fique bem.
  3. Estamos trilhando por caminhos desconhecidos, estamos fazendo o que de melhor podemos, mas precisamos contar com o seu engajamento e sua compreensão, especialmente quando os seus anseios não forem completamente atendidos.


            Relaxe e cultive amizades!

  1. Na medida do possível, mova-se. Pratique atividades físicas dentro da sua casa.
    Leia livros! Redescubra o prazer de uma boa leitura. Viaje nas palavras.  Desvende mistérios e visite novos mundos sem sair do seu lugar.
  2. Assista a séries de tv e aproveite  dicas e sugestões de filmes que foram feitas para vocês.
  3. Use a internet com moderação.
  4. Jogos de tabuleiro podem divertir as horas ociosas.
  5. Aproveite o tempo livre com a sua família.
  6. Faça uma receita gostosa para partilhar com sua família.
  7. Organize o seu quarto. Nada como ter um espaço limpo, arrumado e com boas energias.
  8. Faça uma seleção de roupas que não usa maise  materiais escolares que já não têm utilidade, separando-os para, quando possível, realizar as doações.
  9. Mantenha contato virtual com seus amigos. Converse sobre assuntos interessantes e divertidos.

Depois de tantas ideias e ações, deixamos ainda os versos do poeta, que acarinham nossa alma e colorem nossos dias...


Da Felicidade
Mario Quintana

Quantas vezes a gente, em busca da ventura,

Procede tal e qual o avozinho infeliz:

Em vão, por toda parte, os óculos procuram,

Tendo-os na ponta do nariz!