Um trimestre cheio de conexões
A equipe do Ensino Médio promoveu uma série de atividades que possibilitaram conexões e formação para estarmos alinhados com as necessidades dos estudantes e de suas famílias neste primeiro trimestre virtual, para além do desenvolvimento de saberes. Muitos espaços de escuta ativa foram oferecidos, tais como reuniões extras on-line com os responsáveis pelos estudantes, assembleias escolares e Conselhos de Classe.
Espaço de reflexão e diálogo não faltaram. Ainda no início de junho, uma live sobre “Aprendizados e hábitos de estudos com o distanciamento social”, com a professora Ana Cláudia Fleck (ESPM), foi realizada juntamente com a equipe do Ensino Fundamental Anos Finais. O momento foi significativo para estudantes e familiares compreenderem a importância de estarmos juntos na composição dessa organização da rotina de estudos e na mediação de situações socioemocionais. Para quem não assistiu, a LIVE está disponível no youtube do Colégio.
Os Coletivos do Ensino Médio já se consolidaram como espaços permanentes de diálogo sobre temas da atualidade. Entre os assuntos debatidos neste trimestre, estiveram “as questões étnico-raciais na contemporaneidade e as necessidades de transformação de comportamentos”. No encontro virtual, ouvimos emocionantes relatos de experiência de estudantes, familiares e professores, e entendemos que é necessário continuarmos nesse diálogo.
E as oportunidades de conexão construídas neste período não param por aí: na plataforma virtual do Ensino Médio, o Scules, foram criadas as pastas “Convivência Escolar”, “Orientações para estudos domiciliares” e “Tecnologia Educacional”. Nelas, são postados materiais sobre hábitos de estudos e convivência escolar, bem como vídeos informativos. Pelo Microsoft Teams, contatamos estudantes e famílias que solicitam atendimento individual por e-mail. Pelo portal, realizamos o lançamento de notas e ocorrências pedagógicas (como atividades não entregues). Os e-mails da equipe do Ensino Médio foram os meios de comunicação mais utilizados pelas famílias (fabianapires@santainesrs.com.br e leonardo.garavelo@santainesrs.com.br). A partir deles, encaminhamos as solicitações para os setores internos da escola ou realizamos os esclarecimentos diretos.
A equipe pedagógica, de psicologia e de professores, foi incansável nas propositivas de desenvolvimento de aprendizagens significativas contextualizadas com a condição de isolamento. Adaptamos o nosso processo avaliativo para o contexto atual (atividades, trabalhos, simulados e provas por áreas de conhecimentos), considerando as habilidades socioemocionais. As decisões consideraram cada análise e sugestão recebidas, afinal, entendemos que o desenvolvimento e o cuidado estão envolvidos nos elementos que constituem a complexidade humana: “Todo desenvolvimento verdadeiramente humano significa o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e do sentimento de pertencer à espécie humana.”(Morin, 2003)
Seguimos construindo os caminhos possíveis na intenção de possibilitar o desenvolvimento integral de todos os nossos estudantes para a consolidação de saberes e seus projetos de vida. Mais possibilidades de conexões estão por vir! De hoje até o dia 19 de junho, acontece o evento “Professores à disposição” - as inscrições devem ser realizadas através do link enviado na circular do dia 05 de junho. E, em julho, acontecerá o Painel das Profissões.