Vem aí a II CSI MUNDI: inscreva-se!

Vem aí a II CSI MUNDI! Mais do que um evento de simulações diplomáticas: vivencie uma experiência de possibilidades e reflexões inesquecíveis.

Nos dias 23 e 24 de agosto, o Colégio Santa Inês irá sediar a segunda edição do CSI MUNDI. O evento tem como objetivo proporcionar um ambiente de simulação diplomática para o estudo das relações internacionais e é aberto aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais ao Ensino Médio, de escolas de Porto Alegre e da região metropolitana.

Organizado pela Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Fabiana Pires, pelo professor de Geografia e do Itinerário de Atualidades, Bruno Peres e pela ex-estudante inesiana e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Luana Pazutti, a II CSI MUNDI também conta com o protagonismo do inesiano do 1º ano do Ensino Médio, Érico Ceccon, fazendo a sua estreia na posição de secretário-geral, responsável por gerir o evento, ainda enquanto estudante e pelo vice-secretariado composto pelos estudantes Giulia Eduarda de Freitas Toniolo e João Gabriel Motta Tappes.

São quatro os comitês disponíveis para participação: Agência de Comunicações (AC), Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), ONU Mulheres e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Todas as inscrições, em 2024, serão digitais! Vagas limitadas. Acesse o site e garanta a sua! Serão aceitas participações individuais e em dupla até o dia 15/08.

  • Para integrantes do GRISD Inesiano e do Itinerário de Atualidades do Colégio Santa Inês: R$ 40,00.
  • Para os demais estudantes do Colégio Santa Inês e de outras instituições de ensino: R$ 60,00.

Atenção: caso não seja identificado o pagamento, a inscrição será desconsiderada.

Aproveite esta oportunidade para se aprofundar no formato das simulações diplomáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolver habilidades como elaboração de resoluções, oralidade nos debates, pesquisas e argumentações em diplomacia, conexão com o mundo real (para as tomadas de decisão frente aos problemas globais) e trabalho em equipe na busca por resoluções pacíficas.

Confira o cronograma abaixo:

Sexta | 23 de agosto

14:00 às 14:30 - Credenciamento
14:30 às 15:30 - Cerimônia de abertura
15:30 às 17:00 - Mock + 1ª sessão
17:00 às 17:30 - Coffee break
17:30 às 19:00 - 2ª sessão

Sábado| 24 de agosto

08:30 às 10:30 - 3ª sessão
10:30 às 11:00 - Coffee break
11:00 às 12:30 - 4ª sessão
12:30 às 14:00 - Almoço
14:00 às 16:00 - 5ª sessão
16:00 às 16:30 - Coletiva de imprensa
16:30 às 17:00 - Coffee break
17:00 às 18:30 - 6ª sessão
18:45 às 20:15 - Cerimônia de Encerramento

O evento sob a ótica de Érico Ceccon, estudante do 1º ano do Ensino Médio e secretário-geral do II CSI MUNDI.

O que mais te marcou na primeira edição da CSI MUNDI (em 2023)?

Experienciar a primeira edição da CSI MUNDI foi um marco pessoal muito importante para mim, as datas de 27 e 28 de outubro de 2023 foram muito além de discursos e elaborações de documentos, mas sim um momento que pude parar e refletir os caminhos que estava trilhando nessa jornada diplomática e junto com isso as pessoas que me acompanhavam e me ajudam diariamente, sendo elas em específico meus colegas de GRISD, como o João Gabriel Motta Tappes e a mentora Luana Pazutti.

Quais as tuas expectativas para a 2ª edição da CSI Mundi?

A CSI MUNDI é um evento muito especial para mim, agora fazendo parte do secretariado, a data se tornou mais única e especial ainda. Organizar uma simulação deste tamanho exige uma grande responsabilidade e, na minha posição de secretário-geral, quero muito proporcionar um momento marcante para os delegados, uma simulação que fique guardada na memória de cada um dos participantes como uma data leve, divertida e também de muita aprendizagem e autodescoberta. Não poderia estar mais ansioso para os dias 23 e 24 de agosto de 2024, mas sei que o desfecho dessa história será de muito sucesso, pois os preparativos estão sendo elaborados com muito capricho e planejamento, com o intuito de proporcionar uma experiência única para todos os envolvidos.

Quais são os papéis do secretário-geral na CSI Mundi?

Ser secretário-geral de uma simulação como a CSI MUNDI é um grande sonho! Os deveres e responsabilidades para liderar a simulação começam antes do evento acontecer, pois é necessário construir os comitês, elaborar os guias de estudo (base dos conteúdos sobre o assunto que cada comitê irá debater), convocar os participantes das mesas-diretas e fazer a divulgação do evento. Durante os debates, o secretário-geral é o braço-direito das mesas-diretoras, da equipe organizadora e uma referência para eventuais desafios envolvendo as delegações e os jornalistas.