Além do vestibular: Novo Ensino Médio prepara para a vida

No último final de semana aconteceu o sempre tão aguardado vestibular da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que recebeu quase 22 mil inscritos para 4.008 vagas. 

As provas, com duração de 5h30 em cada dia, coroam os anos de esforço, dedicação, disciplina e estudos ao longo do Ensino Médio. Afinal, a preparação para esse momento tem começado cada vez mais cedo para quem sonha com uma faculdade. 
 

> Leia também:Conheça a trajetória de Marina e Mainá 

Diante disso, o exame ganha um sentido muito maior e acaba sendo um rito de passagem entre a saída do colégio e as escolhas que vem depois. Muitos, inclusive, testam seu desempenho no vestibular da federal anos antes. 

Isso porque, independente do curso escolhido, estudar para o vestibular de uma das maiores universidades do Brasil qualifica os jovens para outras faculdades também. Esse é o caso de Gabriela Ruggiero, aprovada em Medicina na PUC-RS e na Unisinos em 2022.  

É pensando nisso que as séries finais do Colégio Santa Inês contam com o Programa Pré-Universitário, que trabalha questões de provas de diferentes instituições de ensino, como a UFRGS, e também do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

No preparatório inesiano, inclusive, as aulas são organizadas por área de conhecimento, assim como no exame nacional ⎯ porta de entrada para cursos superiores por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e do ProUni (Programa Universidade Para Todos). 

> Vai prestar vestibular?Inspire-se na história de Gabriela Ruggiero 

Currículo desenvolve habilidades para o futuro 

Além de preparar os estudantes para o vestibular, o Novo Ensino Médio, exigido pelo MEC (Ministério da Educação) e implantado pelo Santa Inês um ano antes da obrigatoriedade, desenvolve os jovens nos mais diferentes aspectos. 

A ideia, no novo modelo, é que os estudantes construam a estrutura necessária para encarar os desafios da vida com clareza, consciência, determinação e foco nos objetivos.  

Para isso, o currículo não se limita às disciplinas tradicionais, como Português e Matemática. Mais do que antes, a escola é também lugar para se conhecer, descobrir interesses, desenvolver competências e educar as emoções para lidar com as próprias metas. 

"Nossa prioridade sempre foi formar cidadãos e prepará-los para o futuro, respeitando suas escolhas, sonhos e preferências pessoais. Nosso papel, aqui, é dar condições para que eles alcancem os seus propósitos e aspirações", conclui a diretora do colégio, Irmã Celassi Dalpiaz. 

> Leia mais:  
Descubra o que muda no Novo Ensino Médio 
Estude no Santa Inês em 2023