Estudantes em cena: pesquisa científica vira telejornal bilíngue - Colégio Santa Inês

Estudantes em cena: pesquisa científica vira telejornal bilíngue

Refletores, câmera e até um fundo verde improvisando o famoso chroma key. Esse foi o cenário montado para ambientar um estúdio de televisão no The 3 I's Club, componente curricular do Programa Bilíngue. A produção, realizada no E-Class, espaço multifuncional da escola, deu vida ao telejornal intitulado “Club News”, do projeto Breaking News: Qual o impacto da comunicação na sociedade?”. Comunicar para transformar foi o grande desafio assumido pelos estudantes do 8º ano bilíngue do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Santa Inês, no projeto interdisciplinar que uniu investigação científica, produção audiovisual e o uso da Língua Inglesa de forma prática e significativa.

Com o desafio de planejar, roteirizar e apresentar um telejornal temático, os inesianos mergulharam em pesquisas sobre temas relevantes e atuais, buscando compreender como a mídia comunica, influencia e transforma a sociedade. A partir disso, assumiram papéis de âncoras, repórteres e apresentadores da previsão do tempo, e exibiram suas produções na língua adicional, durante a atividade orientada pelos professores Iasmine Lopes e Uriel Kinskovski.

A proposta teve como ponto de partida uma etapa investigativa, em que os grupos de estudantes definiram temas de interesse, elaboraram hipóteses, desenvolveram instrumentos de coleta de dados e analisaram as informações obtidas de forma crítica. Esse processo investigativo fundamentou a produção dos telejornais, permitindo-os compreender a estrutura da mídia e atuar como comunicadores ativos, capazes de transformar dados em conhecimento.

Conforme o professor Uriel Kinskovski, “O projeto impactou positivamente a aprendizagem dos estudantes, desenvolvendo competências linguísticas, científicas e criativas. Em língua inglesa, apesar de a oralidade ser a habilidade mais desafiadora, foi justamente nela que se observaram os maiores avanços, com os estudantes demonstrando mais segurança ao se comunicar, apresentar ideias e produzir roteiros e narrações.”

Idioma, criatividade e protagonismo

No Colégio Santa Inês, o ensino da Língua Inglesa é integrado ao cotidiano escolar por meio de uma abordagem natural, comunicativa e significativa. O projeto mostrou, na prática, como a língua adicional amplia horizontes e proporciona vivências reais de comunicação, fortalecendo a formação de cidadãos globais, capazes de atuar em diferentes contextos culturais, compreendendo e respeitando a diversidade.

A grande inovação da iniciativa está na articulação entre saber científico e expressão criativa pelo protagonismo estudantil. Ao transformar dados em narrativas audiovisuais, os estudantes consolidaram conteúdos curriculares e desenvolveram habilidades essenciais para o século XXI, como pensamento crítico, comunicação eficaz, fluência digital e trabalho colaborativo.

Os diferentes gêneros e formatos audiovisuais tornaram possível a ampliação do repertório linguístico e cultural dos estudantes, e foram incorporados ao processo pedagógico, tornando a aprendizagem mais engajadora e conectada com o mundo atual. O projeto “Breaking News: Qual o impacto da comunicação na sociedade?” reafirma o Colégio Santa Inês como um espaço vivo de criação, experimentação e transformação, onde o estudante é protagonista de sua jornada.

Educação bilíngue com propósito

A produção dos telejornais em Língua Inglesa reforça o compromisso do Colégio Santa Inês, oferecendo aos estudantes, experiências concretas e relevantes no uso da língua adicional. Ao comunicar-se, em inglês, sobre temas de impacto social, os inesianos não apenas praticam a língua, mas vivenciam seu poder de expressão e conexão com o mundo.

O projeto “Breaking News: Qual o impacto da comunicação na sociedade?” ficou entre os 6 melhores no Prêmio Inovação SINEPE 2025, na categoria Estudante Protagonista. Os inesianos têm muito a celebrar! Avante!