A reinvenção do brincar

O brincar nunca foi tão importante, independente da idade. O ato de brincar estimula a aprendizagem, facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. Mas, acima de tudo, proporciona momentos felizes e leves, mesmo em meio ao caos. Nos últimos meses, com a necessidade, ora de isolamento, ora de distanciamento social, foi preciso adaptar o brincar. “Com as restrições que o momento exige, surgiu a necessidade de repensarmos as formas de interação nas brincadeiras entre as crianças”, explica a Orientadora Pedagógica do Colégio Santa Inês, Laura Bagatini, que trabalha com os estudantes do 1º ao 5º Ano Bilíngue do Ensino Fundamental.

Para as crianças que voltaram às aulas presenciais, o desafio é criar novas possibilidades que respeitem os protocolos sanitários e de distanciamento. Já para as que permanecem em casa, em ensino remoto, é preciso oferecer um ambiente que convide a novas possibilidades, tendo os adultos como facilitadores. “As crianças estão se reinventando e buscando formas de brincar. A brincadeira estimula a criatividade”, destaca a psicóloga escolar, Renata Prosdocimi.

A importância do brincar no cotidiano das crianças teve ênfase na Oficina das Emoções, projeto realizado com estudantes dos Anos Iniciais no turno inverso. Agora, a ideia é incentivar ainda mais o brincar e multiplicar possibilidades. Além dos estudantes da oficina, as turmas do 1º ao 5º Ano estão sendo convidadas a descobrir e compartilhar novas e antigas brincadeiras, possíveis neste novo momento. O resultado será conhecido, em breve, em um e-book que será disponibilizado para a comunidade escolar.