Atividade celebrativa de aniversário do Colégio e as manifestações artísticas de pertencimento

O sentimento de fazer parte da comunidade é um legado para os inesianos. São muitas as memórias compartilhadas que os fazem se conectar com o propósito, os símbolos, a história e os espaços da escola. Ser inesiano vai além de entoar forte o refrão “somos uma forte corrente”, do hino, e vestir o uniforme. Pertencer ao Santa Inês é respeitar a pluralidade e cada singularidade, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

A atividade celebrativa de aniversário de 78 anos do Colégio Santa Inês consistiu na experiência de pintura das ecobags (sacolas feitas de algodão), como parte do projeto pedagógico. Essa ação valoriza a diversidade artística, cultural, e científica, por meio de estudos, pesquisas e vivências interculturais significativas. As crianças e os jovens foram convidados a usar de desenhos e/ou textos para manifestar emoções e sentimentos de fazer parte do Colégio; memórias marcantes na escola; significados de ser inesiano e como o Santa Inês os ajuda a transformar o mundo.

As canetas para tecido, os pincéis e as tintas ganharam vida na mão dos artistas, com ambientes, matérias e educadores inesquecíveis sendo homenageados. Dos traços abstratos aos mais concretos, das sacolas pretas e brancas às mais coloridas, em comum há criatividade, sentimento de gratidão e de admiração. De maneira espontânea e genuína, a mensagem que mais apareceu traduz a essência do que é pertencer à comunidade inesiana e a presença do consolidado Ensino Bilíngue: I LOVE CSI. Foram registradas verdadeiras declarações de amor para o Santa Inês, a exemplo de:

#melhor escola do mundo

#amo tudo

#amo muito minha escola

#Santa Inês para sempre

Com a personalização das ecobags, o que parecia ser uma simples proposta educativa ganhou uma dimensão ainda mais especial quando associamos a princípios e valores como a espiritualidade, bem como com o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais. Essa pintura foi uma atividade que acolheu e estimulou o protagonismo, e as salas de aula se tornaram espaços onde as relações interpessoais foram ainda mais mobilizadas pela amizade, além de garantir que todos os inesianos se sentissem valorizados, com vez e voz.

Foi a partir da missão de conectar a marca com os múltiplos significados do ser inesiano que as ecobags, itens comuns e sustentáveis para carregar pertences, transformaram-se em inesquecíveis obras de arte. Sendo assim, a dinâmica aproximou as turmas e seus elementos culturais com o logo do Colégio, presente em cada sacola, mostrando como a marca e o propósito do Colégio Santa Inês são vivos, relevantes, atuais e significativos.