Campanha de vacinação

Segue até 9 de julho a campanha de vacinação da gripe 2021 na rede pública. A vacina contra gripe (INFLUENZA) é considerada segura e capaz de reduzir os casos graves, as internações e os óbitos decorrentes da infecção. Segundo o Ministério da Saúde, “a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza”. O Ministério da Saúde explica que, quando a população deixa de ser vacinada, possibilita a circulação de agentes infecciosos, favorecendo o aparecimento de doenças. Isso não compromete apenas quem deixou de tomar vacinas, mas também quem não pode ser imunizado. 
“Com a chegada do frio, recomendamos, dentro do possível, a vacinação dos estudantes e demais integrantes da comunidade escolar. Esta é, sem dúvida, uma proteção extra, principalmente neste momento, quando precisamos deixar as salas com ventilação natural em virtude dos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19”, destaca a Irmã Celassi Dalpiaz, diretora do Colégio.
Como estão acontecendo duas campanhas simultâneas, é importante ressaltar que os especialistas orientam 15 dias de intervalo entre a vacina da gripe e outra, como a do Covid-19, por exemplo. 
Há dois tipos de vacina para gripe (INFLUENZA) disponíveis: a trivalente, que protege contra dois vírus da influenza A (H1N1 E H3N2) e um vírus da influenza B, disponível na rede pública de saúde, e a tetravalente, que protege contra dois vírus da influenza A (H1N1 E H3N2) e dois da B, disponível em clínicas particulares. Para proteger contra a H1N1, a vacina trivalente é eficiente. "A vacinação é a melhor forma de nos protegermos de inúmeras doenças. Estando vacinado, eu me protejo e protejo ao outro quando falamos de doenças respiratórias. No momento atual, todos que estiverem aptos à vacinação devem fazê-la, tanto para o Influenza (Gripe) como para o Coronavírus", conclui o médico infectologista Raphael Elias Farias, que orienta o Colégio no que se refere aos cuidados e protocolos sanitários, em especial, neste período de pandemia.