Clube de Mães e Avós: há mais de 60 anos cultivando boas ações

Atuante há mais de 60 anos, o tradicional Clube de Mães e Avós da comunidade inesiana se reúne semanalmente para cultivar o bem. Com o objetivo de ajudar ao próximo, o grupo confecciona enxovais para bebês prematuros, que são, posteriormente, doados a uma série de hospitais da cidade, entre eles, o Hospital Conceição. 

Com encontros todas às quintas-feiras, das 14h às 16h, na sala de Pastoral do Prédio, o clube produz cerca de 50 enxovais por bimestre. Os kits produzidos são destinados, especialmente, a crianças em situação de vulnerabilidade social. 


Ação de Natal realizada pelo Clube de Mães e Avós na Escola da Vida, em 2005. Clube de Mães e Avós visitando o Hospital Presidente Vargas em junho de 2006. 

Buscando arrecadar os insumos necessários para confecção dos enxovais, o grupo realiza anualmente a “Campanha do Novelo de Lã”. A coleta material é feita na sala de aula pela professora, que o entrega diretamente ao Clube de Mães.  

Para as integrantes, participar do clube se assemelha a uma terapia: “faz bem tanto para a nossa alma quanto para quem precisa", afirmam. O grupo ainda relembra o carinho dedicado ao projeto no decorrer de tantos anos de história. “Produzimos os enxovais como se fossem para nossas próprias famílias”, afirmam. 

 
Contando com os materiais arrecadados na “Campanha do Novelo de Lã”, o clube produz, em média, 50 enxovais por bimestre.

Uma missão que atravessa gerações 

Fundado no dia 9 de abril de 1961, o Clube de Mães originalmente funcionava no salão paroquial, todas as terças-feiras. Além de ajudar crianças em condição de vulnerabilidade social, tanto da paróquia quanto dos bairros vizinhos, o grupo também propiciava momentos para a partilha de vivências entre as mães. 

Em 1981, foi inaugurado pela Associação de Pais e Mestres do Colégio Santa Inês (APAMESI) um novo Clube de Mães na escola, que continua colocando seus dons à disposição para levar o bem ao próximo.  

 
Ao longo de seus anos de atuação, o clube tem mobilizado toda a comunidade inesiana em prol da solidariedade. 

“Enquanto minhas mãos permitirem”: o lazer de Irmã Tarcísia 

No Colégio Santa Inês, as boas ações se estendem para muito além do Clube de Mães e Avós. Nos últimos meses, a Irmã Tarcísia, integrante da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS), produziu 60 peças de agasalhos para crianças, que serão destinados à creche Rubem Berta. 

Em quatro meses, foram produzidos 50 agasalhos que, somados aos 10 confeccionados no final do ano passado, serão doados à creche Rubem Berta.  

“Estou muito feliz. São 60 pessoas que vão usufruir dos frutos desse trabalho que eu tanto gosto. Já disse uma vez e repito: sou viciada nisso, não consigo mais parar. Minha irmã já falou que tem mais três sacos de lã em casa, então, nas férias, já vou buscar”, afirma Irmã Tarcísia. 

O hobbie, que se tornou uma missão de vida, remonta aos primórdios da pandemia. Em virtude da quarentena, Tarcísia precisou deixar o seu emprego no portão da escola e buscar atividades dentro de sua casa, quando recebeu uma oferta transformadora. 

“Recebi muita lã amarela, tive que inventar nos detalhes!”, comenta Irmã Tarcísia.  

“Minha irmã fornece essa lã para mim. Inicialmente, ela ganhava muita lã e fazia mantas para o sofá. Ela também distribuía para outras pessoas, que a usavam para os mais variados meios. Até que um dia ela me ofereceu um pouco de lã e eu aceitei. Decidi pegar isso como passatempo”, narra a Irmã.   

Durante a pandemia, Tarcísia confeccionou 160 peças de agasalhos, que foram doados a crianças em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, a Irmã leva cerca de um dia e meio para a produção de cada peça, e entende seu trabalho como uma valiosa dádiva. 

“Enquanto as minhas mãos e os meus ombros estiverem bem, vou continuar cultivando esse hábito. Entendo essa oportunidade como uma graça de Deus. Ele me protege para que eu possa continuar fazendo isso”, destaca Tarcísia. 

 

Desde 2020, a Irmã Tarcísia já produziu mais de 200 agasalhos destinados a crianças em situação de vulnerabilidade social.   

Saiba como ajudar! 

  • A participação no Clube de Mães e Avós é aberta a todas as famílias da comunidade inesiana que queiram fazer o bem ao próximo e, simultaneamente, construir laços afetivos significativos dentro do ambiente escolar. 

  • Todos são convidados a contribuir com os projetos por meio da doação de novelos de lã, preferencialmente, em cores claras.