Estudantes colocam a “mão na massa”
Alguém já pensou em levar para a cozinha utensílios tais como microscópio, compasso ou régua? Lançou mão de agitadores e misturadores químicos ao preparar aquela famosa receita de família? Além da estranheza, normalmente a resposta a essas perguntas seria negativa. Entretanto, há muito mais em uma cozinha do que “sonha a nossa vã Filosofia”. As Ciências e a Matemática, por exemplo, estão presentes em cada singelo ato de ferver água, preparar o café da manhã ou mesmo assar um delicioso pãozinho.
Matheus Bernardo Prado, turma 62, e sua produção.
Parte do The Three C’s Club, programa bilíngue do 6º ano do Ensino Fundamental, a atividade “Cooking Class: Math and Science in the kitchen” promoveu, na última quinta-feira, dia 25 de março, um encontro em que os processos científicos, envolvidos na preparação e mistura dos ingredientes de uma receita de pão caseiro, foram discutidos e analisados em língua inglesa. “A investigação, o levantamento de hipóteses, a discussão acerca das observações e comparações entre problemas reais, tornam o processo de aprendizagem mais significativo e contribuem para o desenvolvimento da autonomia de pensamento”, destaca Analice Vacaro, Coordenadora Pedagógica Ensino Fundamental Anos Finais.
Julia Tergolina, turma 61, e sua produção.
“A partir da proposta, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades relacionadas às diversas áreas do conhecimento, por intermédio da língua inglesa: ao interagir com os teachers, no momento da culinária, os estudantes são convocados a explorar e a desenvolver suas habilidades relacionadas aos eixos oralidade e conhecimentos linguísticos na língua inglesa, que pertencem à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; ao analisar as unidades de medida, proporções e cálculos de quantidade, os estudantes discutem questões essenciais que remetem à área da Matemática e suas Tecnologias; ao refletir sobre o processo químico de fermentação presente na receita, as habilidades da área das Ciências da Natureza também se destacam”, conclui Raiany Tomazzi, Coordenadora do Programa Bilíngue.