Cyberbullying é tema de painel na escola
Criticar a aparência, debochar das ideias, expor fotos constrangedoras, criar montagens maldosas, humilhar publicamente, enviar mensagens ameaçadoras, divulgar imagens íntimas...Tudo isso, se feito pela internet, é considerado cyberbullying – a versão virtual, e ainda assim perigosa, do bullying.
Esse foi o assunto do painel comandado pelo “Núcleo da Cidadania: círculos de paz de tecnologia”, que aconteceu nessa quinta-feira (16/11), no Colégio Santa Inês. “Embora esse seja um assunto sobre o qual muito se fala, ele ainda está encapsulado. As crianças e os jovens ainda não se sentem seguros para se abrir e falar o que está acontecendo”, explica o professor de Direito e coordenador do projeto, Gustavo Santana.
Em vista de 2023 ser o Ano da Justiça Restaurativa na Educação, o tema caiu como uma luva para os estudantes. “O evento garantiu excelentes oportunidades de esclarecimentos de situações de convivência a partir da perspectiva do Direito”, afirma a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Fabiana Pires. “É preciso que todos conheçam suas responsabilidades e direitos para construirmos coletivamente a Paz”, completa a educadora.