Educando líderes: representantes de turma participam de primeira formação de lideranças de 2024

Liderar exige preparo. É preciso pensar no coletivo, saber ouvir, respeitar opiniões, ter empatia, lidar com divergências, saber comunicar e servir de porta-voz entre pessoas e grupos.

Esses são alguns dos desafios para os estudantes que se propõem a ser representantes de turma, e engana-se que a liderança, neste cenário, seja só uma forma de expressão.

A escola é um espaço rico para desenvolver essas competências, que não ficarão só no meio estudantil: servirão para a vida, para as escolhas profissionais e para os caminhos que decidirem trilhar.

Nesta posição, os representantes de turma são a ponte entre os estudantes e a escola, agindo em parceria com o Grêmio Estudantil (GESI), defendendo ideias, facilitando diálogos e agindo como mediadores em múltiplas situações.

É pensando nisso que o Colégio Santa Inês promove alguns momentos de preparação antes que os novos mandatos sejam iniciados.

“O que é ser um representante de turma? Quais atributos são necessários? Como fazer uma boa gestão? Essas são algumas questões que iremos trabalhar”, adianta o coordenador da Pastoral Educacional, Josimar Philippsen.

 

Hora de partilhar

Além do tradicional encontro formativo que acontece em Viamão, o colégio vai promover, no dia 18/03, a Formação de Lideranças para os futuros representantes de turma – que pode ser encarada como um aquecimento para a imersão que os espera logo adiante.

“Este será um momento para que esses estudantes – candidatos e já eleitos –possam partilhar reflexões sobre os desafios que virão a com a representação de turmas”, afirma Josimar.

A importância das lideranças atravessa os muros da escola, pois os líderes do hoje podem ser os líderes do amanhã. "Por isso, cabe perguntar: se a gente não tiver liderança nenhuma no futuro, como as coisas vão ser?", questiona o educador.