Excelência acadêmica impulsiona projeto de vida
A formação integral e o impacto deste projeto na excelência acadêmica dos estudantes são características presentes na educação inesiana. Prova disso é o resultado obtido pela estudante Gabriela Ruggiero C. Rodrigues, do 2º Ano do Ensino Médio que, antes mesmo de encerrar a Educação Básica, foi aprovada em 3° lugar no Curso Engenharia Química do Vestibular de Inverno da PUCRS/2021. “Passar em Engenharia Química agora foi um sinal de que está dando tudo certo. Meu estudo está tendo resultado”, destacou Gabriela, ao lembrar que estuda no Santa Inês desde a Classe Bebê, quando tinha um ano de idade. “Todas as experiências, desde a Educação Infantil, todas as relações que eu fui estabelecendo, todos esses vínculos, influenciam a pessoa que eu me tornei”, complementa a estudante, ao avaliar a trajetória de 15 anos no Santa Inês.
Sem dúvida, a Gabriela mostra onde queremos chegar quando tratamos de questões como autorregulação da aprendizagem, formação integral e autonomia intelectual. Ao abordamos a formação integral, por exemplo, precisamos entender que este é um conceito que abrange o desenvolvimento das crianças e dos jovens para além de dimensão intelectual, considerando o aperfeiçoamento de outros aspectos, como físico, social, emocional e cultural. “A formação integral está amplamente relacionada com a emoção e com a cognição. Sendo assim, quando falamos de uma abordagem integral no ambiente escolar, nos referimos tanto às questões socioemocionais quanto à excelência acadêmica”, explica a Coordenadora Pedagógica Geral do Colégio Santa Inês, Maria Waleska Cruz.
A educadora complementa, ainda, que para atingirmos a autonomia intelectual, tão importante nos dias de hoje, é necessário mantermos, ano após ano, o equilíbrio entre os aspectos emocionais e cognitivos. “A Gabriela tem uma ótima autorregulação e consciência de cada etapa vivida. Sabe perfeitamente onde quer chegar, tem clareza de seu propósito de vida. É lindo! Ela está de parabéns!”, conclui Maria Waleska.