Family Recipe: atividade do 3 S’s Club convida as famílias inesianas a revisitarem tradições e memórias afetivas
No dia 15 de maio, foi celebrado o Dia Internacional da Família, que nos lembra do valor inestimável de uma base familiar sólida para o desenvolvimento emocional saudável de crianças e jovens.
Reconhecendo a importância desse papel, os estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental Anos Finais refletiram sobre receitas especiais, que despertam memórias afetivas em cada um e que fazem parte das dinâmicas familiares na atividade “Family Recipe”, desenvolvida no The 3 S’s Club.
A iniciativa vem compor a construção de um scrapbook personalizado individualmente com as aprendizagens significativas desenvolvidas no 1° trimestre, que vão de encontro ao autoconhecimento, à construção identitária e à interrelação entre os diferentes aspectos da vida em sociedade.
Uma construção que perpassa tempo, memória e afeto
Durante os encontros do Club, os estudantes foram convidados a pensar sobre o conceito de cultura e os diferentes aspectos de representação de povos, como alimentação, rituais, religiões e tradições familiares. A partir disso, o grupo foi sensibilizado sobre memórias afetivas valiosas despertadas por meio do paladar.
Posteriormente, os adolescentes organizaram uma dinâmica especial para convidar as famílias a partilharem suas receitas tradicionais e, também, deixarem suas contribuições no material que está sendo produzido pelos estudantes.
Para elaboração dos registros, os estudantes trabalharam com a ideia de passagem do tempo, utilizando técnicas artísticas de envelhecimento de papéis. Assim, pintaram folhas de papel com café e depois realizaram uma experiência no laboratório com a utilização de fogo, de modo a ornamentar as bordas do papel, que será destinado à escrita da receita da família.
Abordagem interdisciplinar
O projeto possibilita aos estudantes a identificação de relações e interações entre as sociedades, estabelecendo conexões com a própria família. Além disso, promove o desenvolvimento de processos de criação artística, fazendo uso de instrumentos e recursos alternativos.
Para a professora Fernanda Souza Espinosa Borges, “os estudantes puderam ampliar seu olhar sobre as relações entre a gastronomia e a cultura global e familiar, valorizando as memórias afetivas na construção das conexões entre os saberes”.
Assim como as demais atividades desenvolvidas no clube, o projeto ainda oportuniza uma imersão na língua inglesa por meio do reconhecimento da variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo.
“Com a realização dessa atividade, exploramos junto aos estudantes diferentes técnicas e recursos artísticos que contribuíram com o desenvolvimento da língua inglesa na prática”, completa a professora.