Férias em Casa: brincar em família traz inúmeros benefícios

O brincar na infância é importante, não só por diversão, mas também por sempre gerar aprendizado. Quando realizadas em conjunto, as brincadeiras trazem inúmeros benefícios para pais e filhos, além de favorecer o vínculo familiar e trazer mais leveza e alegria ao lar. Uma dica muito legal para o período de férias é construir com as crianças alguns brinquedos. Além de muito divertida, essa atividade beneficia o desenvolvimento cognitivo, o pensamento lógico e a linguagem. Então, que tal começar? Preparamos mais algumas sugestões de brincadeiras para a próxima semana. Entre elas, estão alguns brinquedos fáceis de fazer e superdivertidos.

3ª Semana - de 14 a 20 de janeiro de 2019

14/01 - Caça ao Tesouro

Essa atividade pode ser feita no quintal, dentro de casa ou em um salão de festas. Em espaços grandes ou pequenos, estimula a agilidade, o trabalho em equipe, a estratégia e o raciocínio lógica. O ideal é ser realizada com três ou mais participantes. Para brincar, é preciso de lápis, papel, fitas coloridas e um prêmio, que será o tesouro. Dentro de uma área pré-definida, espalhe as pistas anotadas em papel. Podem ser palavras, frases ou desenhos: o importante é que cada pista traga uma informação que leve a outra, sendo que a última levará ao tesouro. Os jogadores recebem uma pista inicial para começar a caçada. Adapte as pistas de acordo com a idade dos participantes. Se muitas crianças forem participar, forme equipes. Você pode usar fitas coloridas para diferenciar as pistas de cada equipe e criar rotas diferentes, com pistas adaptadas para cada faixa etária.

15/01 - Paraquedas de Plástico

Um brinquedo prático e muito divertido. O paraqueas de plástico pode ser feito com um saco de lixo ou uma sacola de supermercado. Corte um círculo do maior tamanho que puder. Amarre seis linhas de tamanhos iguais em volta do círculo. Pegue uma folha de jornal, dobre ou enrole. Você também pode utilizar um boneco de brinquedo pequeno. Pegue o paraquedas bem no centro, estique as linhas e amarre no jornal ou no boneco. Dê um nó bem firme. Agora é só enrolar o paraquedas ao redor do jornal, jogar bem alto e ver ele abrir e cair devagarzinho.   

16/01 – Bolinhas de sabão

Toda a criança gosta de assistir as bolhas de sabão flutuando no vento e estourando. Então, vamos embarcar nessa diversão? Misture o sabão e a água. As bolhas podem ser feitas usando qualquer tipo de sabonete líquido, detergente de lavar louças ou mesmo xampu. Basta misturar uma parte de sabonete líquido para quatro partes de água em uma jarra, xícara ou tigela. Você pode utilizar alguns truques para tornar as bolhas mais fortes e interessantes. Adicionando um pouco de açúcar, xarope de milho ou amido à mistura, as bolhas ficam mais grossas e duram mais. Quer bolhas coloridas? É só adicionar corante alimentício e pronto. Para fazer a varinha de assoprar, você pode utilizar arame de cabide. Inove e crie várias formas, além das tradicionais redondas.

17/01 – Pega-pega

O pega-pega é uma brincadeira infantil muito conhecida. Pode ser jogada por um número ilimitado de participantes. O jogo conta com dois tipos de jogadores: os pegadores e os que devem evitar ser apanhados. Quem for tocado, automaticamente, vira o pegador e a brincadeira segue. Convide toda a família para correr.

18/01 – Vai e vem

Antes de começar a brincadeira, o que acha de criar o seu próprio “Vai e Vem”? É muito fácil: você vai precisar de duas garrafas pet de 1 litro cada, limpas e sem rótulos, fitas adesivas coloridas para enfeitar, cordão para varal, quatro pulseiras ou argolas de plástico e tesoura. Se não tiver as argolas, poderá aproveitar a parte que sobrar das garrafas para fazê-las. Então, vamos lá: Com as garrafas sem tampa, corte a parte de baixo delas. Em seguida, corte dois pedaços da corda de varal no comprimento que achar melhor, conforme o tamanho das crianças (sugerimos que a extensão seja de 2 metros). Passe os fios pelas metades das garrafas, saindo pelo gargalo. Agora é o momento de unir as duas metades das garrafas. O ideal é encaixar uma metade na outra e fixá-las com a fita adesiva, pois ficará bem preso e não oferecerá riscos. Agora, vamos para a finalização do vai-vem: com fita adesiva, amarre as argolas em cada uma das pontas dos fios de varal. Seu vai-vem está montado. Boa diversão!

19/01 – Cinco Marias

Pode-se jogar sozinho ou em grupo. Basta ter cinco pedrinhas, sementes ou saquinhos com arroz. Atira-se uma pedrinha ao ar e, enquanto ela sobe e desce, apanha-se outra com a mesma mão que lançou. Depois, atira-se as duas pedrinhas para, então, pegar a terceira e assim sucessivamente. Este movimento básico acontece durante todo o jogo, que apresenta diversas jogadas.

20/01 - ADOLETA

Com dois ou mais participantes, a atividade pode ser realizada ao ar livre ou em espaços cobertos e estimula a atenção, a concentração, a agilidade e o ritmo. Os participantes sentam em círculo e intercalam as palmas das mãos viradas para cima, de modo que a mão direita de um bata sobre a palma da mão direita do integrante à esquerda. Assim que o integrante for tocado, deverá bater na palma do participante seguinte e assim por diante. Não se esqueça: as palmas acompanham a música cantada de forma silábica:

"A-do-le-ta

Lê pêti

Pêti pô lá

Lê café

Com chocolá

A-do-le-ta

Puxa o rabo do tatu

Quem saiu foi tu!”

Quando a cantiga terminar, o último participante a ser atingido será eliminado, e o jogo recomeça, até restar um. O participante que está na berlinda também pode tentar tirar a mão e, assim, seguir no jogo.