Formação socioemocional e cognitiva: os desafios de quem vai ingressar no Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio já é uma realidade no Santa Inês, pioneiro neste modelo na Capital. O currículo conta, entre outras alterações, com os “itinerários formativos”, nos quais o estudante tem acesso a ambientes de aprendizagem e pode fazer escolhas que irão aprofundar conhecimentos, bem como prepará-lo para a jornada profissional. A Coordenadora Pedagógica do Segmento, Fabiana Pires, reforça que as mudanças preparam os jovens para a realidade, além de trabalhar o protagonismo através de outra implementação, que é o projeto de vida.

Mas será que os estudantes estão prontos para este novo formato?

Conforme a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais, Analice Vacaro, para ingressar nesta etapa, é “importante que o estudante se reconheça neste novo espaço de protagonismo”. Ou seja, que esteja apto tanto no âmbito emocional quanto no cognitivo. A educadora explica que, para trabalhar com as questões socioemocionais, os jovens inesianos contam com apoio do LIV – Laboratório de Inteligência e Vida, que estimula o desenvolvimento de habilidades essenciais para a consolidação do Projeto de Vida, entre as quais estão: comunicação, colaboração, criatividade, proatividade, pensamento crítico e perseverança.

Já no que se refere ao aperfeiçoamento cognitivo, o projeto pedagógico contribui para que o estudante desenvolva plasticidade cerebral e a capacidade de mobilizar os conhecimentos das diversas áreas para a resolução de problemas estando apto, assim, para ingressar no Novo Ensino Médio. “A construção de um projeto de vida acontece ao longo da escolarização, desde a Educação Infantil até a sua consolidação no Ensino Médio”, complementa Analice, lembrando que, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a metodologia inesiana auxilia o estudante na construção de um amplo repertório, capacitando-o para fazer escolhas mais assertivas neste novo modelo de aprendizagem.