Leitura, festa do pijama on-line, diversão e muito aprendizado!
Nesta quarentena, todos nós trocamos o vestuário cotidiano por... pijamas! Isso mesmo! Quer roupa melhor e mais confortável para ficar em casa? Foi pensando nessa mudança inusitada no dia-a-dia que as professoras do 1º ano bilíngue do Ensino Fundamental desenvolveram uma sequência didática a partir do livro ¨Viviana: Rainha do Pijama¨, de Steve Webb. Na obra, Viviana, a personagem principal, adora animais e, através de cartas, pergunta a alguns bichinhos o tipo de pijama que vestem quando vão dormir. Em seguida, convida-os para sua festa mundial do pijama! ¨Com um texto divertido e informativo, é um livro convidativo e alegre, ideal para os pequenos leitores¨, ressaltam as professoras.
A partir da leitura, muitas atividades significativas ganharam destaque especial, com a participação e o envolvimento das crianças e suas famílias, tais como jogos interativos, vídeos elaborados pelas professoras, festa do pijama on-line, além das aprendizagens de estruturas linguísticas em língua portuguesa e inglesa, que objetivaram produções textuais importantes para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Os estudantes aprofundaram conhecimentos não somente na área das Linguagens, mas também adentraram nas ciências da natureza para estudar os habitats de alguns dos personagens da história – the Brown bear, por exemplo. Segundo Eduardo Sampaio, Coordenador de Ensino Bilíngue do Colégio, a sequência didática pensada pelas professoras regentes e teachers corrobora com aspectos metodológicos essenciais do Programa Bilíngue. “Integrar conteúdos variados e de áreas de conhecimento diferentes ao ensino de línguas é um dos aportes conceituais que trazemos para o Programa. O CLIL – Contentand Language Integrated Learning – faz parte dessa metodologia, que permite que os aprendizes utilizem as línguas como ferramentas instrumentalizadoras do processo de aprendizagem de conteúdos de 1º ano”, complementa Eduardo.
Pensando na oferta de estudo nas diferentes áreas do conhecimento, os estudantes confeccionaram massinha de modelar caseira e tiveram, como produção final, um álbum incrível dos pijamas de cada família, com desenhos e descrição escrita de cada vestimenta. Afinal, a diversão faz parte do aprender! Diante disso, as professoras promoveram um bingo das sílabas iniciais, jogo desenvolvido no encontro on-line, que proporcionou muita diversão e novas aprendizagens. A partir do sorteio de imagens, as crianças localizaram em suas cartelas as figuras cujos nomes continham a mesma sílaba inicial e puderam relacionar elementos sonoros à respectiva escrita, comparando palavras em função da semelhança sonora (sílaba inicial). Este e outros jogos desenvolvidos na sequência didática tiveram como foco a análise linguística das palavras do universo vocabular do livro.
O universo de palavras utilizado possibilitou um olhar para o eixo do conhecimento linguístico, em ambas as línguas – portuguesa e inglesa –, permitindo o reconhecimento de palavras utilizadas para descrever formas, tamanhos, estampas, cores, tipos de tecidos, personagens da história, entre outras tantas. “Nesse contexto, entendemos a necessidade da imersão dos estudantes nas práticas significativas de leitura e escrita em ambas as línguas, percebendo seus usos no cotidiano, pensando na alfabetização para além do sistema de escrita alfabética”, destaca a orientadora educacional do segmento, Laura Almeida. Em conformidade com tais aspectos, Magda Soares (*2016, p. 35), pesquisadora referência em alfabetização, argumenta que [...] a aprendizagem inicial da língua escrita, embora entendida e tratada como fenômeno multifacetado, deve ser desenvolvida em sua inteireza, como um todo, porque essa é a natureza do real dos atos de ler e escrever, em que a complexa interação entre as práticas sociais da língua escrita e aquele que lê ou escreve pressupõe o exercício simultâneo de muitas e diferenciadas competências. “Sob esta ótica, foram pensadas as ações educativas para as turmas do 1º Ano Bilíngue, atribuindo significado para o processo de ensino-aprendizagem e para as explorações de diferentes materiais que possibilitassem situações reais de leitura e escrita”, conclui Laura.
*SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.