Materiais não estruturados: embalagens de presente e papel seda

Nas mãos das crianças, que têm muita imaginação, até mesmo uma simples folha de papel pode virar arte. É por esse motivo que o trabalho com material não estruturado na Educação Infantil promove aprendizados incríveis. E vai muito além: mais do que exercitar a criatividade, entre outras habilidades, ao utilizar itens reaproveitados, os pequenos também desenvolvem a conscientização sobre a importância de reciclar e dar novos destinos a materiais diversos, que apenas seriam descartados.

Entre os itens que compõem as novas listas de materiais da Educação Infantil do Colégio, estão os papéis de seda e para presente. Novidade? Sim. Porque não é para comprar artigos novos. As folhas devem ser reaproveitadas. Portanto, vale embalagens de presentes recebidos e papel de seda de caixas de calçados ou outros produtos. Para que possam ser utilizados em sala de aula, as folhas apenas precisam estar limpas. Dobre-as adequadamente e as guarde para trazer à escola quando as aulas começarem. E não esqueça: quanto mais colorido, melhor.  

Uma dica legal é fazer com que as crianças participem da seleção e organização dos materiais que serão enviados para o Colégio. Ao falarmos em sustentabilidade e preservação da natureza, quesitos levados em consideração quando a nova lista foi idealizada, é importante lembrarmos que o papel é feito da celulose obtida por meio da extração vegetal. Assim, quanto mais reaproveitarmos esse material menor será o índice de desmatamento. Além disso, ao reutilizarmos o papel, estamos economizando água. Sim, no processo tradicional de fabricação do papel, são consumidos 100 mil litros de água por tonelada.

Para fazer em casa: O papel de seda amassado pode ser reutilizado de diversas maneiras. Você pode utilizar as folhas para copiar desenhos e aprimorar os traços, aproveitando a transparência do papel, ou criar lindas flores  (foto abaixo) decorativas com as crianças. É só soltar a imaginação e se divertir.