Materiais não estruturados na Educação Infantil
Para 2019, as listas de materiais da Educação Infantil têm uma grande novidade: parte dos artigos solicitados serão os chamados “materiais não estruturados”. Já presentes na rotina escolar dos Inesianos, itens como caixas de papelão, tampinhas de garrafa, galhos e sementes secas, por exemplo, entre outros artigos que as famílias possuem em casa, estão substituindo os que, anteriormente, deveriam ser adquiridos.
“Além de potencializar as experiências das crianças durante o processo criativo e o de aprendizado, a utilização desses materiais vai gerar uma redução considerável no custo das listas em comparação aos anos anteriores; sem contar, é claro, o impacto positivo do reaproveitamento de materiais em relação à preservação do meio ambiente”, explica a Coordenadora da Educação Infantil e do 1º Ano Bilíngue, Rosana Rego Cairuga.
A partir do mês de janeiro, serão disponibilizados tutoriais nas redes sociais do Colégio com o objetivo de orientar as famílias sobre o processo adequado de armazenamento e entrega dos itens. “É importante ressaltar que, caso não tenha alguns dos materiais solicitados, a família deve falar com a professora responsável para efetuar a substituição deles”, conclui a coordenadora. Vale lembrar: o objetivo da iniciativa é reaproveitar para dar novos destinos aos materiais que seriam descartados, não gerando, assim, mais resíduos.