Meditação Cristã Semanal: Aspectos do Amor

Seguimos no isolamento social e, nestes dias, somos convidados a buscar momentos de reflexão e oração. “A prática da meditação cristã é uma ferramenta importante para auxílio e manutenção da saúde mental e pode ser exercitada em todas as idades, inclusive com as crianças”, destaca o Coordenador da Pastoral Escolar, Josimar Philippsen, lembrando que, com as crianças, o tempo de prática indicado é de 1 minuto de meditação por ano de vida. Para inspirar a prática de hoje, Josimar traz o texto “Aspectos do Amor”, de Laurence Freeman, OBS, que, entre outras coisas, destaca: “se pudermos aprender a saborear os dons da vida e a enxergar o que a vida realmente é, estaremos melhor equipados para aceitar as atribulações e o sofrimento dela. Isso é o que aprendemos suavemente, paulatinamente, no dia a dia, à medida que meditamos”. A leitura ressalta ainda que “a meditação nos leva a entender a maravilha daquilo que é comum. Tornamo-nos menos dependentes da busca por tipos extraordinários de estímulo, de excitação, de divertimento ou de distração”.

No Colégio, o estímulo à prática da meditação cristã, que já acontecia durante as atividades presenciais, busca proporcionar um espaço de silêncio, quietude, simplicidade e encontro com Deus, em meio à turbulência e à agitação. Com as crianças, a iniciativa tem como objetivo garantir esse espaço, estimulando a dimensão contemplativa e a prática espiritual. O hábito de meditar pode ser estimulado de diferentes formas, conforme a faixa etária, desde a primeira infância.

Agora, que tal assistir ao vídeo e recarregar as energias para iniciar com tudo mais uma semana? Lembre-se que o tempo indicado para a prática de adultos é de 30 minutos.

Procure um lugar calmo, sente-se imóvel e com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Fique relaxado, mas atento. Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha". Recite-a em quatro silabas de igual duração. Escute à medida em que a pronuncia, suave, mas continuamente. Não pense nem imagine nada, seja de ordem espiritual, seja de qualquer outra ordem. Pensamentos e imagens provavelmente surgirão, mas deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação.

Assista abaixo no YouTube ou escute no Spotify e boa prática!