Oficinas para brincar, aprender e se divertir
No mês de julho, as crianças da Educação Infantil passaram a ter novas oportunidades de brincar e interagir, com a Programação de Oficinas de Brinquedos, Culinária e Linguagem. As turmas do Nível 1 ao 4 foram convidadas a participar das atividades intituladas “Oficina explorando e construindo brinquedos” e “Culinária infantil - conhecer, experimentar e aprender com novos sabores”, com a Professora Rosimeri Bernardes. Nesses momentos as crianças participaram em pequenos grupos, de forma interessada e alegre, da confecção do “pião de Cd” e das culinárias “panquecas coloridas” e “biscoito de aveia e banana”. Além dessas oficinas, as crianças do Nível 3 e do Nível 4 também foram convidadas a participar das Oficinas de Linguagem - os sons e as palavras - brincadeiras para estimular a Consciência Fonológica, com a professora Marilene Costa, e, inspirados em poemas, histórias e no nome próprio, realizaram desafios envolvendo a segmentação de palavras, a formação de rimas e a descoberta da “palavra dentro de palavra”.
Agora, em agosto, a Programação dá seguimento a essas propostas, assim como passa a contemplar o Nível 2 nas Oficinas de Linguagem. Uma divertida oportunidade para enriquecer o repertório de brincadeiras das famílias e estimular o desenvolvimento da linguagem oral das crianças, com as brincadeiras com a boca, festival de caretas, jogos de imitação e a história “O balde das chupetas”, de Hetzel e Massarani, que estimula as crianças a diminuirem o uso do bico, quando o hábito oral ainda está presente. Entre as atividades previstas estão a confecção dos tradicionais brinquedos “Bilboquê” e “Vai e Vem”, além do preparo de “bolinho de brócolis” e “biscoito de cenoura” nas Oficinas de Culinária. Uma delícia! Já nas Oficinas de Linguagem estão previstos jogos de imitação, festival de caretas, brincadeiras com rimas, trava-língua, versos, adivinhas, movimentos e sons com a boca, além de brincadeiras com os sons do Alfabeto, de acordo com cada faixa etária.
Nesses momentos, além da curiosidade, da alegria e do sono, para alguns, imprevistos também acontecem, conforme a realidade de cada família. Crianças chegando logo após despertarem, terminando o penteado na companhia dos colegas, mostrando os irmãos, o liquidificador que estraga bem na hora de bater a panqueca colorida, avisando que falta o ingrediente para fazer a receita, mas o pai vai procurar e resolver. Acontecimentos inusitados que dão vida a esses momentos e lembram o dia a dia na escola. Momentos de flexibilidade e leveza em que aprendemos, juntos, criando, ampliando e reforçando os laços afetivos, o que é primordial em qualquer condição e, ainda mais, no distanciamento social, para seguirmos conectamos, ativos e cultivando afetos e boas lembranças.