Orientações gerais
Prezadas famílias Inesianas!
“Sabemos que não basta informar. Não basta pensar. É preciso reconhecer o outro, escutar o outro, respeitar a sua diferença, admirar a sua singularidade.
Reconhecer nele o direito à existência, à voz, ao pensar e ao aprender”.
É neste movimento de tantas diferenças que surgem oportunidades de repensarmos a individualidade de cada um e a riqueza do encontro das particularidades na formação do todo. Estamos findando um trimestre, que com muita alegria, apesar dos grandes desafios, conseguimos encontrar um meio termo, para revisitar as nossas diferenças, somar as potencialidades e descobrir novas formas, para viver esse novo tempo que impacta a todos nós.
Inicialmente, foi necessário entender, que não foi possível começar de onde paramos antes da pandemia. Foi necessário nos darmos conta de que todos estamos diferentes e que, por isso, precisamos nos reinventar, para continuarmos aprendendo. Além de nos preocuparmos com as lacunas do aprendizado, foi também necessário aprender a cuidar uns dos outros, a partir das novas necessidades.
O processo não foi igual para todos. Para alguns, foi mais doloroso e exigiu um esforço maior, para fazer a imersão em um novo contexto de histórias, grupos, experiências, sentimentos e desafios de aprendizagem.
Reiteramos, mais uma vez, a importância da caminhada junto às famílias, construindo possibilidades, num processo de diálogo contínuo, entendendo o estágio da caminhada de cada família. Agora, com o coração mais tranquilo daremos continuidade às construções necessárias, tendo presente que a educação integral, requer muitos olhares e exige de cada pessoa envolvida nessa construção, paciência, amorosidade e ao mesmo tempo firmeza, para engajar os estudantes, nessa caminhada que requer esforço e constância.
Comunicamos também, que se fizeram necessárias algumas mudanças em nosso calendário escolar, em vista da quantidade de profissionais, familiares e estudantes positivados pela COVID.
Aos poucos estamos flexibilizando atividades presencias, na medida em que temos segurança e uma análise de riscos favorável.
Fizemos momentos com as mães de forma presencial, em pequenos grupos, reuniões com famílias, entrada de um familiar entregando e buscando as crianças da Educação Infantil na sala; família do 1º Ano, buscando as crianças no pátio, entrada de um responsável para buscar as crianças nas atividades extras, copa GESI e outras atividades menores. Teremos reunião de famílias do Fundamental I, para entrega de avaliações; professores à disposição das famílias para acompanhamento do processo dos estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Temos ciência da importância desse retorno gradativo, de formapresencial e da necessidade de trocas e escuta.
Alguns eventos, já agendados, serão realizadas em outra modalidade como: a Festa Junina se transformará em um recreio estendido, por turno, atendendo as particularidades dos estudantes. Para os menores, faremos brincadeiras típicas e para os maiores aproveitaremos as bandas compostas por grupos de estudantes, quadrilhas e o tradicional “Bar” do 3º Ano. As particularidades das atividades serão informadas, pela coordenação de cada seguimento. A data prevista para o recreio junino será 23/06. Estamos prevendo fazer um evento maior, com toda a comunidade, em setembro aproveitando a nossa tradição gaúcha, assim como a rústica e outras atividades esportivas também acontecerão. Imaginamos, que nessa época, estaremos em melhores condições climáticas e de saúde. Em relação as saídas de estudos a previsão é de retomarmos, com cautela, no 2º semestre, conforme o cenário se apresentar. Entendemos a preocupação, de algumas famílias, em poder oportunizar aos estudantes, eventos tradicionais, que fazem parte da cultura da escola, e que marcam etapas dos ciclos vividos pelos estudantes. Não queremos privá-los dessas vivências, porém, somos responsáveis pela saúde e integridade deles. Tenho fé, de que logo estaremos nos reorganizando com as nossas rotinas possíveis.
Agradecemos às famílias, que prontamente, reorganizaram os estudantes em relação ao uniforme, às rotinas de estudos bem como, a outros encaminhamentos profissionais que se fizeram necessários. No diálogo e, com a soma de olhares poderemos agir com mais assertividade. Prestamos também a nossa solidariedade às famílias que perderam pessoas próximas e contem conosco em relação ao cuidado e acompanhamento dos estudantes que foram impactados com as perdas. Que o Deus amoroso os fortaleça e os reconforte! Estamos sempre à disposição para ajudá-los.
Finalizando essa comunicação, lembramos que o momento social e econômico édesafiador e impacta a vida de todos nós. Em função disso, lembramos às famílias que tiverem uniformes que deixaram de servir, podemos organizar o dia da troca ou um brechó para os que tiverem interesse de adquirir alguma peça. Todos os que foram doados para a escola já foram repassados aos estudantes que necessitavam.
Por fim, desejamos hoje, no dia de Pentecostes, efusivas bençãos do Espírito Santo e que cada um receba os dons mais necessários para o seu momento de vida.
Com gratidão e alegria por estarmos juntos nessa caminhada deixo uma saudação especial.
Atenciosamente,
Ir. Celassi Dalpiaz
Diretora