Professores se reinventam e buscam novas estratégias para qualificar as Atividades Domiciliares
Com o isolamento social inesperado e a necessidade de reestruturar o planejamento pedagógico, a equipe do Ensino Fundamental Anos Iniciais segue se reinventando e buscando, diariamente, novas formas e possibilidades de trabalho. Em seus lares, cada professor, conectado com seus colegas e com a Equipe Pedagógica, trabalha incansavelmente para propor materiais de qualidade e manter os estudantes engajados nas novas propostas. “Cada professor busca manter, mesmo que à distância, a conexão com os estudantes por meio do Portal e do e-mail, aprofundando estudos, reinventando práticas e se arriscando a utilizar novas estratégias tecnológicas para as suas aulas”, salienta a Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais, Viviane Nectoux.
Para mostrar um pouco desse trabalho e reduzir a saudade, os professores prepararam breves recados para os seus estudantes e suas famílias. As mensagens falam deste novo momento, das novas rotinas e dos sentimentos a cada novo dia. Confira abaixo:
“O momento que estamos vivendo nos chama à reinvenção. Quando pensamos que os nossos estudantes estariam à distância, em Atividades Domiciliares? Sem contato? Sem o afeto do olho no olho? Claro que, desta forma, não aguentaríamos ficar por muito tempo. Observo que todas as outras professoras e eu estamos nos arriscando a ser o mais presentes possível para os nossos pequenos, mesmo que de longe. Quando pensamos que seriamos "youtubers"? Blogueiras? Super desenvolvidas em diversas plataformas de apresentação online, onde nossa voz está presente em cada slide? Diariamente, compartilhamos nossas ideias, angústias, risadas, medos... Estamos juntos! Como uma grande corrente de corações, em que se sente a proximidade do outro mesmo no isolamento social. Cabe a cada um de nós, estudantes, famílias e professores, exercitar o olhar da empatia, colocando-se no lugar do outro e auxiliando naquilo que for possível. Com certeza, depois deste período, retornaremos diferentes, olharemos o mundo de outra forma, daremos mais valor para os nossos, abraçaremos os nossos pequenos estudantes com muito amor e alívio de, enfim, podermos estar presentes e de sermos o presente!”, Andressa Borges e Silva, professora
"A experiência de repensar as aulas de música dentro desse novo contexto é um desafio que muda toda a nossa prática. Falta o contato com 'pessoas', que são mais do que simples estudantes ou colegas de trabalho. Desafios geram mudanças!",Marcos Malfatti, professor de música
“O maior desafio desta fase tem sido a falta da proximidade dos estudantes. Para mim, as trocas do dia a dia são essenciais ao nosso trabalho. Mas a certeza de que isso é para o bem de todos e de que vai passar nos mantém firmes e fortes nessa caminhada.”, Delene Gastal, professora
“Nestes dias de isolamento social, descobri novas parcerias de trabalho, entre elas, minha filha Lara, que me ajuda a gravar vídeos para os estudantes do 1º Ano.”,Andrea Pereira Ramos, professora
“Estão sendo dias de muitas aprendizagens. Com 32 anos de sala de aula, eu nunca havia feito ‘estudos domiciliares’. Como eu disse em nossa primeira reunião, ‘sempre é tempo de aprender’. Todos os dias, quando sento para planejar, faço uma oração agradecendo pela VIDA e pedindo proteção e saúde para todos nós. Troco ideias com as minhas colegas e, juntas, planejamos as atividades para os nossos estudantes. Desejo que os ‘estudos domiciliares’ sejam essa ponte entre nós!
Vamos construir uma ponte em nós
Vamos construir, para ligar seu coração ao meu
Com o amor que existe em nós.”, Luciana Schaedler, professora
“Sinto muita saudade de estar pertinho das crianças e de ver aqueles olhinhos brilhantes a cada descoberta. Saudade das nossas leituras, das nossas brincadeiras na praça e de dar aquele abraço carinhoso em cada um. Eu tenho planejado e organizado cada detalhe das nossas atividades com muita dedicação. Neste momento, estamos distantes, porém conectados através do pensamento e dos nossos corações. É importante para todos nós ficarmos em casa cuidando da nossa família e da nossa saúde. Espero que logo possamos estar juntos novamente!”,Camila Teixeira, professora
“Se por um lado, o momento que estamos vivenciando é de incertezas e receios, por outro é uma oportunidade de nos reinventarmos e pensarmos em novas estratégias. Estamos todos, estudantes e professores, encontrando novas soluções e descobrindo novas habilidades!”,Cristiane Bulo, professora de Língua Inglesa
“De repente, a turma 22 não estava mais no mesmo espaço físico! Não estávamos preparados para enfrentar essa realidade que chegou tão abruptamente e transformou nossa rotina em algo que nunca tínhamos vivido antes… Neste contexto de muitas mudanças, meu maior desafio tem sido manter minha turma conectada com a aprendizagem de forma prazerosa e significativa na modalidade online. Certamente os meus maiores parceiros são as famílias, que não medem esforços para acompanhar as atividades, investindo mais do que nunca na escolarização dos seus filhos! Agradeço imensamente por compreenderem a importância de mantermos uma conexão positiva até que o isolamento acabe! A cada semana, estou aprendendo novas ferramentas tecnológicas para aproximar cada vez mais a minha casa e a dos meus alunos à realidade da nossa sala de aula. Sinto muita falta de todos!”, Bibiana Rangel Rothfuchs, professora
“Se pudéssemos definir este momento de quarentena com uma palavra, escolheríamos “troca”. Troca de olhares, de experiências, de vivências, de receitas, de carinhos, além de tantas outras trocas que, mesmo à distância, são feitas com muito amor, muita responsabilidade e muito cuidado. Nosso grupo tem compartilhado diariamente ideias de planejamento e recursos pedagógicos online, com o objetivo de aproximar nossos estudantes do contexto escolar e manter o vínculo que estávamos construindo com as crianças. Nosso trabalho não tem sido fácil, pois estamos colocando exaustivamente nossas cabeças para pensar. Estudamos, lemos, pesquisamos e testamos muito durante o processo de planejamento, tudo para que possamos nos aproximar dos estudantes e das famílias neste momento tão atípico. Sabemos que isso tudo vai passar, mas a experiência de criação de materiais diversos, as trocas que tivemos e os aprendizados alcançados irão nos acompanhar durante toda nossa trajetória docente”,Raiany e Vanessa, professoras de Língua Inglesa
“Dear students, estou morrendo de saudades de vocês e da escola. Todos os dias, eu lembro de vocês e das nossas aulas e, para me ajudar com esse apertinho no coração, procuro materiais legais, vejo vídeos, ouço músicas, monto brincadeiras e brinco pensando em como vocês vão curtir tudo isso aí na casa de vocês, protegidos e seguros. Espero que vocês continuem se cuidando e que nunca esqueçam que não estamos de férias: precisamos organizar com a família um momento de estudo, pois, quando voltarmos às aulas, estaremos mais fortalecidos e inteligentes. Muitos abraços virtuais da Teacher Mari.”,Marianna Bitencourt, professora de Língua Inglesa
“Estamos com muita saudade das crianças! Para diminuir um pouquinho essa nossa distância, ficamos em casa planejando atividades, experiências, desafios e curiosidades que teríamos feito com vocês neste período. Para cada atividade proposta, ficamos imaginando os rostinhos encantados, espantados e curiosos. Queríamos muito ter visto como foi no dia da caneca assustada, das criações com o Tangram e do Pumpkin Skin Cake! Esperamos que vocês estejam se divertindo e aprendendo coisas novas! Estamos nos cuidando e cuidando de nossas famílias, para que tudo passe rápido e possamos nos divertir com novas descobertas e aprendizados, lado a lado!”,Alessandra, Luciana e Suzana, professoras do Multi-idade
“Que bom usarmos a tecnologia para auxiliar a aprendizagem neste tempo de isolamento que estamos enfrentando! Fico feliz em contribuir, selecionando e criando jogos interessantes, para que nossos estudantes aprendam de forma divertida e eficiente!”,Angela Lengler, professora de Tecnologias Educacionais
“Que tempo diferente! Que tempo interessante! Que tempo saudoso! Um tempo de aprender a fazer muita coisa diferente, mas também um tempo de ter certeza de que fazemos sempre o nosso melhor e de que é isso o que importa! Neste tempo, sinto falta das crianças, do barulho do pátio e da companhia dos colegas na sala dos professores. Todas essas lembranças me entusiasmam a criar diversas propostas às crianças do Primeiro Ano. Acordar, me organizar para abrir os e-mails trocados com os colegas e estar logada no Portal, conectada com as famílias e com as crianças, me aproxima um pouco mais da lembrança de estarmos juntos. Com isso, me alegro, a cada dia, com a esperança de logo nos revermos e de juntos, mais uma vez, recriarmos o nosso jeito de aprender!”, Luana Fellix Eckert, professora
“Queridos estudantes do 1º Ano! Nós, professoras, estamos com muita saudade de vocês e de poder trabalhar lado a lado de quem dá sentido às nossas tardes e motivos para nos reinventarmos a cada dia. Este está sendo um período muito importante e desafiador para nós, pois estamos, a cada dia, buscando novas formas de trocar conhecimentos e ensinar. Acreditamos que nós, docentes, nutrimos uma paixão maior pelo aprender do que propriamente pelo ensinar, ação essa tão característica da nossa profissão. O aprender das crianças, o aprender com as crianças e o aprender do dia a dia da docência, todas essas (e outras) possibilidades de aprendizagem que ocorrem em sala de aula e em duas línguas (!) no nosso Colégio, são o que nos movem e nos motivam. Estar em sala de aula faz falta. Estar com vocês, crianças, pessoalmente, faz falta. Mas, a partir da necessidade de trabalhar em casa, estamos aprendendo como aprender de outras formas. Se a sala de aula possui recursos únicos, estar em casa proporciona outros recursos, e o aprender ganha outras formas, mesmo que a essência seja a mesma. Podemos gravar um vídeo contando histórias ou um vídeo explicando como fazer uma atividade. Podemos tirar uma foto para ilustrar o que estamos querendo dizer ou podemos gravar áudios para que vocês nos escutem. E, mesmo com todas essas novas possibilidades, não é fácil. Nós erramos, repensamos, tentamos outra vez, conversamos com as famílias, refazemos, aprendemos. É o conhecimento em todas as suas formas. É a aprendizagem em todas as suas formas. Precisamos agradecer também às colegas de trabalho que, mesmo à distância, estão sempre conectadas. Estamos no processo de aprender juntas. Professoras e teachers do 1º ano bilíngue.”, Bruna, Carolina, Débora, Marta e Pâmela, professoras
“Estou me adaptando a esse novo formato de ensino, assim como vocês estão tendo que se adaptar a essa nova forma de aprender, que exige que vocês organizem bem a semana para conseguir dar conta das tarefas. Sei que não é fácil, mas pensem que não estão sozinhos! Todas as crianças e os adultos do mundo inteiro estão precisando se adaptar a este período.Tenham pensamentos positivos para que consigamos enfrentar tudo isso! É o que procuro fazer todos os dias dessa quarentena. Logo, estaremos todos juntos novamente!”,Carolina Pillon Christofoli, professora
"Não estávamos preparadas para os estudos domiciliares. Estamos aprendendo e nos reinventando a cada dia para propor atividades que engajem nossos estudantes. A construção dessas atividades é feita de forma conjunta, a partir de uma constante troca entre as professoras, em uma busca diária por ferramentas que auxiliem a aprendizagem e que, ao mesmo tempo, sejam acessíveis às crianças. É um novo desafio, que exige comprometimento, dedicação e cuidado", Débora e Raiany, professoras de Língua Inglesa
“Para montar um quebra-cabeça, é preciso achar a posição exata para que peças de diferentes formatos se encaixem. O esforço exige raciocínio, paciência e uma visão do todo para chegar ao resultado pretendido. Nós, professoras do 4º Ano, temos como visão a parceria, a troca, a soma de saberes e as diferentes habilidades para a construção de uma aprendizagem de qualidade para os nossos estudantes. O isolamento nos deixou afastadas fisicamente, mas continuamos conectadas, buscando planejar as melhores propostas para as Atividades Domiciliares de cada um de vocês! A conclusão deste trabalho será nosso abraço coletivo! Saudades! Beijos no coração.”,Cristine, Josânia e Tatiana, professoras