Professores utilizam gestos para reduzir os impactos do distanciamento físico e do uso de máscara
As crianças da Educação Infantil terão um estímulo a mais no retorno das aulas presenciais, no próximo dia 19 de outubro (segunda-feira). Com o objetivo de oportunizar a vivência de trocas interativas e divertidas, apesar das restrições, do distanciamento físico e do uso de máscaras, as professoras vão intensificar a linguagem de gestos, metodologia conhecida como Baby Signs, que está sendo introduzida e será intensificada no Colégio. “Este novo período tem muitas restrições, porém nos oportuniza novas formas de relacionamento e comunicação que fortalecem os vínculos”, enfatiza a professora e fonoaudióloga Marilene Costa, ao explicar que a proposta tem como base os gestos naturais que acompanham a linguagem e podem estar relacionados a animais, objetos, rotina, expressões de cortesia, segurança, sentimentos, dentre outros. “Os gestos são um meio natural e funcional para a comunicação, utilizados pelas crianças tanto na aquisição da linguagem tanto quanto no aprendizado da 2ª Língua”, complementa.
Marilene destaca que a abordagem favorece a interação entre crianças e professoras, amenizando o estranhamento causado pelo distanciamento necessário e pelo uso de máscaras, um dos maiores desafios deste novo momento. “Estamos em um contexto comunicativo diferente do que vivenciávamos anteriormente e sabemos que a comunicação e a linguagem oral são altamente estruturantes para as crianças, propiciando interações ricas e eficazes, assim como facilitam a socialização e resultam em bem-estar. Introduzindo princípios e práticas inspiradas no Método Baby Signs, estabelecemos interações verbais ricas e interessantes com a crianças, na medida em que a expressão corporal e os gestos conceitos acompanham a fala, as canções e as histórias”, conclui.
Confira aqui alguns dos gestos que serão utilizados.