Programa de Convivência Escolar completa 10 anos
Ciente da importância da relação entre os estudantes, do cuidado individual e coletivo, da promoção da autonomia e de jovens com mais empatia e consciência global, há 10 anos o Colégio Santa Inês dava início ao Programa de Convivência Escolar. A iniciativa resultou na inclusão do componente curricular “Relações Escolares e Autonomia - REA”, que está entre os diferenciais da instituição e traz consigo o percurso e o constante investimento da escola na promoção da convivência escolar sadia. O REA é um importante braço dessa iniciativa, que envolve múltiplas ações nos diferentes espaços e contempla toda a Comunidade Inesiana.
“A qualificação da Convivência Escolar é um desafio e um compromisso de todos, tendo como objetivo proporcionar um ambiente facilitador da aprendizagem, não apenas no âmbito cognitivo, mas também e, de igual importância, no socioafetivo”, explica a psicóloga escolar Bianca Sordi Stock, que atende os estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio do Colégio Santa Inês. Neste espírito, deu-se início ao programa que, dentro da disciplina de REA, tem espaço permanente para as Assembleias Escolares; Essa atividade é realizada desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e coordenada pelos próprios estudantes com a mediação do professor regente de cada turma. O trabalho resulta na produção de uma ata que é encaminhada para o conselho de direção e tem resultados efetivos. Esse é só o início: “Na prática, hoje temos estudantes mais empáticos, capazes de uma convivência pacífica e com grande capacidade para a resolução de conflitos de forma respeitosa e resolutiva”, complementa a psicóloga.
O principal objetivo de todo esse trabalho é a formação integral dos estudantes, a partir do ingresso na vida escolar, como forma de contribuir para o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes. O projeto considera três pilares principais, que são o “cuidado de si”, o “cuidado com o outro” e o “cuidado com o meio ambiente”. “A conquista dos Galilegos, no último mês de maio, é a expressão do clima institucional que vivemos no Santa Inês. Somos uma escola que hoje colhe os frutos de mais de uma década de investimento efetivo nos processos de democratização da gestão escolar, na valorização dos aspectos socioemocionais, na formação integral e na educação para a paz”, diz Bianca Stock.
Clique aqui para conferir a matéria publicada no caderno + Domingo, do JornalCorreio do Povo, e que cita o Colégio com case.