Projeto Bilíngue se consolida e será realizado até o 3º Ano do Ensino Fundamental em 2018

Aprender a ler e a escrever muda de modo extraordinário a visão de uma criança sobre o mundo e a forma de interagir. A complexidade desse processo, aliada à cultura, ao ambiente comunicativo e às trocas afetivas, transforma e impulsiona o seu pensamento. No Colégio Santa Inês, cada etapa do aprendizado é vivenciada, respeitando singularidades e características das diferentes fases. Durante essa trajetória, relações socioafetivas são estabelecidas e conhecimentos são construídos, ampliando, assim, o mundo infantil.

Segundo a Coordenadora Pedagógica Geral do Santa Inês, Maria Waleska Cruz e a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e do 1º Ano Bilíngue, Rosana Rego Cairuda, a criança, na infância, tem sua curiosidade intelectual aguçada e está aberta a diferentes aprendizagens. “A capacidade de assimilar e a curiosidade facilitam esse processo de aquisição e familiarização com a segunda língua, favorecendo essa nova aprendizagem de modo natural”, explicam.

No Projeto Bilíngue, que faz parte do currículo integrado da Escola, a língua adicional é ensinada de forma lúdica, desenvolvendo o pensamento em inglês, a fluência verbal e a capacidade comunicativa. Com esta abordagem, as crianças não ficam diretamente focadas na parte instrumental e em metodologias de ensino que priorizam regras e estruturas gramaticais, em detrimento da função comunicativa, o que contribui para o crescimento linguístico, intelectual, físico, emocional e sociocultural dos pequenos.

A disposição do ambiente físico da Escola também foi remodelada, para atender às diferentes temáticas propostas no Projeto, que são: Área das Produções e das Criações - ProductionandCreationArea, Área do Faz de Conta- ImaginationArea, Área das Linguagens - IdeasArea e Área dos Jogos e Experimentos - Games and Experiments Area. Cada temática é apresentada de forma contextualizada, em situações que instigam a curiosidade intelectual dos estudantes, favorecendo a criatividade, a autonomia e a fluência da oralidade na língua inglesa.

A proposta vai ao encontro de um estudo das instituições Concordia University, York University e Université de Provence, publicado no periódico acadêmico Journal of Experimental Child Psychology. Segundo a pesquisa, crianças bilíngues não apenas não confundem os dois idiomas que aprenderam, como tendem a se focar mais em tarefas e a desenvolver uma atenção melhor do que seus pares monolíngues. O resultado, obtido a partir da observação de um grupo de 63 crianças de dois anos de idade, pode ser explicado, segundo Diane Poulin-Dubois, pesquisadora que coordenou a experiência, pelo fato de as crianças bilíngues estarem acostumadas a prestar atenção na diferença entre as duas línguas que conhecem, tanto para ouvir quanto para se expressar.

O objetivo do Colégio é expandir o Projeto, gradativamente, para os demais níveis ao longo dos próximos anos, chegando ao 5º Ano do Ensino Fundamental. Mais do que ensinar Inglês, a ideia é ensinar o estudante a pensar em Inglês, pois as aulas tem sua carga horária composta como parte do currículo. O ensino de Matemática, Música, Arte, Língua Portuguesa e de Educação Física não é mais somente em português: os estudantes também aprendem em inglês. Isso, além do conhecimento da língua adicional, faz com que o estudante realize associações complexas entre as diferentes línguas de forma natural. O processo se dá através da docência compartilhada, em que duas professoras interagem simultaneamente em sala de aula. Desta forma, entende-se, que o aprendizado do inglês favorece o aprendizado do português, e vice-versa.

Saiba mais sobre “Educação Linguística”:

European Centre for Modern Languages of the Council of Europe

Content and Language Integrated Learning (CLIL)

A pluriliteracies approach to teaching for learning