Projetos dão atenção especial às questões socioemocionais
Desde o início das atividades domiciliares, no último ano, os diversos Níveis de Ensino ajustaram seus canais de comunicação e projetos para seguir atendendo a comunidade escolar virtualmente, seja de forma coletiva, seja individual, quando necessário. “O contexto pandêmico em que vivemos leva as pessoas a altos níveis de ansiedade, o que é natural. Como escola, buscamos viabilizar canais de escuta e debate para que possamos nos ajudar e fortalecer mutuamente”, destaca a Coordenadora Pedagógica Geral do Colégio, Maria Waleska Cruz.
No Ensino Médio, por exemplo, o projeto "Coletivos" é um espaço de interlocução entre estudantes e professores sobre temas diversos, sugeridos pelos jovens e pelos profissionais, conforme interesse e necessidade, tais como como consciência negra, violência, questões étnicas e de gênero, entre outras. “Frente ao cenário que estamos vivendo, neste ano, o Projeto vai ser estendido às famílias, com o objetivo de apoiá-las em necessidades específicas originadas a partir das experiências vividas na pandemia”, explica Waleska.
Já no Ensino Fundamental Anos Finais, três projetos dão conta do atendimento às questões socioemocionais da comunidade escolar: o Living Together, direcionado aos estudantes, o Parent Zone, que atende as famílias e, por fim, para os professores, o Teachers & Chats. Neste ano, a equipe vai trabalhar com as famílias em questões relacionadas à pandemia, como a produção de sintomas como angústia e ansiedade.
A “Oficina das Emoções” está entre os espaços dedicados às questões socioemocionais dos estudantes do 4º e do 5º Ano do Ensino Fundamental. Nos Anos Iniciais, as demais crianças são atendidas pelos professores que, por sua vez, são capacitados diretamente através do projeto. Em 2021, a iniciativa, assim como nos demais segmentos, também será estendida às famílias.
Por fim, a Educação Infantil, este ano, está fazendo uso do WhatsApp para atendimento personalizado às famílias que necessitarem, seja em questões socioemocionais, seja para orientações de ordem prática. “Apesar da distância física, queremos estar cada vez mais próximos dos estudantes e de suas famílias, bem como dos profissionais que atuam no nosso Colégio. Juntos, com certeza, teremos mais forças para superar os desafios da atualidade”, conclui a Coordenadora.