Santa Inês avança e está entre as melhores equipes da British English Olympics
A Equipe inesiana está classificada para a semifinal da British English Olympics (BEO), que reúne representantes de 35 países. O anúncio foi feito nesta terça-feira (09/08), em Londres, após as últimas provas da etapa classificatória: o BEO Investigation e o Mystery Challange. "Foi surpreendente! Não que não estivéssemos preparados, mas é uma competição internacional e estar na semifinal dá uma sensação de orgulho, de trabalho cumprido. Nos preparamos muito para chegar aqui.", comemora Mariana Escher, estudante do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Santa Inês e integrante da equipe que está competindo no Reino Unido.
Até o momento, os estudantes inesianos completaram tarefas nas diferentes áreas do conhecimento. A estreia foi com o desafio Country Spotlight, no qual a equipe brasileira apresentou, de forma criativa, a história, as lendas e os mistérios de Bahamas. Seguindo, no Debate, o time argumentou sobre o uso de celulares em sala de aula e, no Drama, encenou uma releitura do Mito da Caverna de Platão.
Na etapa classificatória, as equipes foram instigadas a construir um dos famosos monumentos da cidade de Londres. Nessa tarefa, os estudantes do Santa Inês apresentaram um protótipo do Big Ben utilizando apenas os objetos disponibilizados, como copos e arame encapado. Além da construção, a equipe precisou desenvolver uma intervenção na cidade. Para conquistar a classificação, o grupo ainda necessitou enfrentar desafios como o Improvisation Challenge e o Song Contest. “Entre tantas vivências importantes nesta experiência única, aqui, os estudantes estão desenvolvendo autonomia, capacidade de organização pessoal e exercitando o trabalho em equipe: uma habilidade essencial nos dias atuais”, destaca a Irmã Celassi Dalpiaz, diretora do Colégio, ao lembrar que, na semifinal, os estudantes participarão de outro desafio misterioso e da apresentação do Country Spotlight.
A competição, promovida pela BEO World e pelo Oxford International Education Group, envolve conhecimentos que vão além dos escolares. Em Londres, os estudantes estão desenvolvendo tanto habilidades acadêmicas como socioemocionais, tudo com respeito à interculturalidade. Sem dúvida, independentemente do resultado final, o aprendizado é incontestável!