“Tchê” liga no 4° ano: estudantes participam de mais uma edição do Sarau Tri Legal!
No dia 03 de maio, os estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram da segunda edição de 2023 do Sarau Tri Legal. O evento contou com a participação do mestrando em Paleontologia Jossano Morais, do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA), para tratar sobre o tema “O Rio Grande do Sul e a Aurora dos Dinossauros”.
Além de compartilhar seus conhecimentos acerca da formação de fósseis ao longo de milhares de anos, o pesquisador indicou locais nos quais é possível encontrá-los no Rio Grande do Sul. Durante o sarau, Jossano ainda revelou o processo envolvido para que seja possível coletar esse material de maneira adequada, evitando perdas e garantindo a preservação das informações no trajeto até o laboratório.
O evento promoveu aprendizados significativos aos estudantes do 4° ano.
A programação do encontro, que contou com a divulgação das investigações realizadas pelo CAPPA em âmbito mundial, atingiu um de seus ápices durante a apresentação de representações dos dinossauros que habitaram o planeta e, especialmente, o solo gaúcho.
Entre os diversos conhecimentos compartilhados no encontro, as crianças descobriram que o maior dinossauro encontrado em nosso solo é o Prestosuchus chiniquensi, um animal carnívoro que pesava cerca de 1,6 tonelada e possuía aproximadamente 8m de comprimento e 1,70m de altura.
Para os estudantes, conhecer as ferramentas utilizadas na preparação dos fósseis foi um dos grandes destaques do Sarau e compôs o imensurável leque de aprendizados obtidos no evento, que evidenciou o papel dos profissionais da paleontologia como verdadeiros caçadores de mistérios.
Relembre a estreia do projeto!
Contando com uma série de oficinas de aprendizagem, o projeto “Sarau Tri Legal” teve sua estreia em 2023, ainda no final do mês de março. Na ocasião, os estudantes do 4° ano abriram a temporada de eventos com a participação do biólogo Henrique Delfino, da UFRGS, que veio falar sobre os flamingos do Rio Grande do Sul.
As crianças puderam vivenciar uma verdadeira imersão e conhecer os hábitos dessas aves. Foi um momento de muitas trocas e aprendizados, no qual os estudantes aprenderam, na prática, a máxima de que “para preservar é preciso conhecer”.