Segue mobilização para a arrecadação dos 1 mil kits de refeição

A transformação social é um processo que exige habilidades diversas, desde a mais tenra idade. Com o projeto “Mãos que fazem o bem”, iniciado durante a programação da semana em comemoração ao Dia Internacional da Paz, o Colégio Santa Inês propôs uma intervenção concreta, mobilizando a comunidade escolar em prol da arrecadação de 1 mil kits de refeição a serem distribuídos para famílias assistidas pelas instituições apoiadas pelas IENS (Irmãs Escolares de Nossa Senhora).  A atividade surgiu a partir da reflexão sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que englobam questões como o desenvolvimento econômico e social, os direitos humanos e a paz mundial, e foi inspirada nos objetivos que destacam a importância da erradicação da pobreza e da fome no mundo.

“Tínhamos consciência de que era uma meta ousada, principalmente pelo pouco tempo que tivemos para arrecadação dos kits”, ressaltou a diretora Celassi Dalpiaz, lembrando que a campanha chegou perto da meta, mas não a atingiu. Ao invés de encerrar o processo de arrecadação dos kits, o Colégio vai dar continuidade à iniciativa. Mais do que atingir o número previsto de kits, essa é uma oportunidade para trabalharmos, com nossos estudantes, habilidades como empatia, perseverança e motivação. “Acreditamos que este é um processo fundamental para a transformação cultural e o aprendizado sobre a importância do “cuidado com o outro”, essencial para a formação integral das pessoas”, avalia a diretora, lembrando que, agora, a ideia é não apenas atingir, mas superar a meta proposta incialmente. "O prazo final para a arrecadação está sendo prorrogada até o alcance da meta. A contagem e a organização dos kits está sendo realizada pelo Grupo de Voluntariado do Colégio, juntamente com a Pastoral Escolar", destaca Celassi.

Além da arrecadação e da distribuição dos alimentos, durante a Semana da Paz, que aconteceu de 16 a 21 de setembro, foram realizadas diversas atividades que incluíram reflexões sobre como podemos atuar para implementar a paz, preservar e cuidar de toda a integridade da criação. A abertura da programação contou com a participação da estudante do Ensino Médio Mainá Stock, que representou o Colégio na reunião internacional da Comissão das Nações Unidas sobre o Status das Mulheres, em maio, no Estados Unidos. Também houve momento de meditação, de ioga, palestra sobre voluntariado na África, além do incentivo ao consumo sustentável em todos os âmbitos. “Temos uma forte preocupação e compromisso com o cuidado do nosso planeta. Através da conscientização e da mudança de cultura das pessoas, teremos a oportunidade de intervir nas diversas realidades que causam danos e desigualdades”, conclui a diretora.