Semana conta com programação alusiva ao Dia da Consciência Negra
Ao longo dos últimos dias, várias atividades foram realizadas, nos diversos níveis de ensino, em alusão ao “Dia da Consciência Negra”: uma oportunidade de exercitarmos a empatia, além de refletirmos e revisitarmos os cenários e os contextos sociais. Na Educação Infantil, a cultura africana foi tema das aulas de música, durante as quais as crianças conheceram a kalimba - instrumento musical africano, tradicional para o povo Shona, do Zimbábue. Os pequenos também confeccionaram bonecas Abayomi, que nos séculos passados eram feitas no interior dos navios negreiros e que, hoje, simbolizam a resistência do povo afro-brasileiro, além de participarem de rodas de leitura com obras como Cachos e caracóis, Meu crespo é de rainha e A cor de Coraline. As turmas dos Anos Iniciais participaram de uma palestra sobre o Quilombo do Arael, sendo que as temáticas que envolvem a cultura africana estão presentes em projetos desenvolvidos ao longo de todo o ano letivo. Alguns desses temas estão sendo transformados em reportagens que serão publicadas na edição anual da revista Raízes do Sul, editada pelas turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental.
Na quarta-feira (20/11), 20/11, os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, representados pelas lideranças multiplicadoras de ideias e posicionamentos transformadores, reuniram-se para debater e conversar sobre o tema relacionados à consciência negra. Os jovens construíram, ainda, um mural com a síntese das aprendizagens e das reflexões desenvolvidas como forma de promover a igualdade social. Já o Ensino Médio inicia, no próximo dia 26/11, o grupo de estudos pela construção da consciência negra. Atividades também foram organizadas pelo GESI (Grêmio Estudantil do Santa Inês). Recreio estendido, apresentação do coletivo cultural "Poetas Vivos" e um bate-papo com o professor Fábio Castilhos, estiveram entre os destaques da programação.
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