Um exercício de criação e comunicação
Nesta semana, a Hora do Conto apresenta duas estudantes que participam do projeto “Inventando e Contando Histórias na Quarentena”. Cecília A. Pianezzola, da turma 13, apresenta uma história autoral, enquanto Sophia Brasil, da turma 41, exercita a comunicação com a contação de um dos seus textos preferidos. “As oficinas de contação de histórias envolvem diferentes estímulos e inspirações para que se crie ou escreva uma história. Às vezes, peço para as crianças trazerem um brinquedo, brincamos e, a partir da brincadeira, a gente estrutura uma história. A história está sempre relacionada com algum momento lúdico e prazeroso”, explica a psicopedagoga Márcia do Canto, que conduz as oficinas.
Márcia ressalta que não existe a cobrança da escrita e, sim, o envolvimento com a narrativa da história. “A ideia é fazer com que as crianças construam um universo imaginário, que ampliem a imaginação, e que possam construir diferentes narrativas e personagens.”, destaca, lembrando que esse é um processo que enriquece o universo de cada estudante, além de desenvolver a empatia e auxiliar cada um na construção de suas próprias narrativas de mundo.
Importante destacar que nem sempre as crianças gravam suas histórias. “Esse não é o objetivo final do curso. A intenção é, sim, a ampliação do universo criativo de cada criança”, completa Márcia, lembrando que a contação de histórias é outro aprendizado, mas não menos importante. “É o momento de compartilhar o que se fez, de exercitar a comunicação com o outro”, conclui a psicopedagoga.
Quer conferir as produções de hoje? Então, assista ao vídeo e boa diversão!