18ª Gincana Cultural: uma reflexão sobre as profissões

O Colégio Santa Inês é um espaço de descobertas, criação de possibilidades, acolhimento e muitas conexões, que possibilita aos inesianos experiências que unem conhecimento e entretenimento, a exemplo do tradicional evento que movimenta a comunidade escolar: a Gincana Cultural.

Em 2024, em sua 18ª edição, o tema que despertará os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio a se desafiarem em suas mais variadas habilidades e competências é “Profissões”.

Neste cenário, cada turma está organizada pelas seguintes áreas profissionais: 1) Administração e Negócios; 2) Artes e Design; 3) Ciências Biológicas e da Terra; 4) Análise e Desenvolvimento de Tecnologias; 5) Ciências Sociais e Humanas; 6) Comunicação e Informação; 7) Engenharia e Produção; 8) Saúde e Bem-estar; e 9) Agroindústria.

Confira abaixo as principais datas e, na sequência, o regulamento da 18ª Gincana Cultural na íntegra.

Datas importantes

26/04 (sexta-feira) – Inscrição das equipes

12/07 (sexta-feira) – Gincana online com “desafios noturnos”

18/07 (quinta-feira) – Abertura às 19h, no auditório (evento voltado para a comunidade inesiana)

19/07 (sexta-feira) – Gincana diurna


Regulamento

Normas Gerais

A comissão organizadora da 18ª Gincana Cultural do Ensino Médio do Colégio Santa Inês vem por meio desta comunicar que:

a. A Gincana Cultural ocorrerá no dia 19/07/2024 (sexta-feira) e o tema escolhido para este ano foi
“Profissões”. As equipes serão organizadas por áreas profissionais, as quais foram escolhidas pela Comissão da Gincana, como segue: 1) Administração e Negócios; 2) Artes e Design; 3) ⁠ Ciências ⁠ Biológicas e da Terra; 4) Análise e Desenvolvimento de ⁠ Tecnologias; 5) Ciências ⁠ Sociais e Humanas; 6) Comunicação e Informação; 7) Engenharia e Produção; 8) Saúde e Bem-estar; e 9) Agroindústria. As equipes poderão considerar todas as variações profissionais dentro da sua respectiva área.

b. A data da gincana online, onde ocorrerão os “desafios noturnos”, é dia 12/07/2024 (sexta-feira), a partir das 23h59 min, com duração até às 5h do dia 13/07/2024 (sábado). O endereço eletrônico, onde serão divulgados os desafios, será anunciado dias antes da Gincana.
          I. Não há regra para o agrupamento dos estudantes em uma residência. Ao contrário, orientamos que os estudantes possam estar em suas casas ou em pequenos grupos, acompanhados de responsáveis para a realização dos desafios.
          II. Os professores que auxiliam as equipes são escolhidos pelos seus integrantes e não poderão participar dos agrupamentos nas casas dos estudantes, havendo a necessidade da presença de outros adultos responsáveis.

c. A abertura da 18ª Gincana Cultural do Ensino Médio do Colégio Santa Inês será no dia 18/07/2024 (quinta-feira) às 19h no auditório do Colégio. Tarefas que deverão ser cumpridas pelas equipes na abertura do evento:
          I. Dois membros da equipe deverão vir adequadamente trajados de forma que representem a área profissional da turma, bem como deverão ser apresentados por um terceiro membro da equipe para o público no auditório. Essa tarefa vale 5000 pontos, sendo 2500 pelo figurino e 2500 pela apresentação.
          II. As equipes deverão realizar também uma tarefa de dança cooperativa. Três componentes (sendo dois de um gênero e um de outro) de cada equipe, a serem escolhidos previamente pela turma, deverão, juntamente com os componentes das outras equipes, apresentar na noite de abertura uma tarefa coletiva, a qual será organizada pelo professor Celso Vieira. Cabe lembrar aos participantes que por ser uma tarefa coletiva, se algum componente porventura não tiver domínio da coreografia ou o figurino adequado todos perderão pontos segundo os critérios que serão avaliados pela comissão julgadora. Em contrapartida se tudo correr bem, todas as equipes somarão a pontuação máxima de 15000 pontos. A organização dos ensaios será por conta dos participantes de cada equipe. Caso um dos componentes não participe, sua equipe não pontuará. Casos em que pode haver desconto por equipe: a) apresentação sem figurino (1000 pontos), b) desconhecimento da coreografia (1000 pontos); c) pouco empenho (1000 pontos).

d. Tarefa da Rústica - Caminha pela Paz e Corrida.
          I. Pelo menos 50% dos inscritos pela equipe deverão participar da caminhada completa da Rústica, a qual irá ocorrer no dia 04/05/2024 (sábado). Não será necessário pagar o valor da inscrição, apenas deverão comparecer com camiseta branca. Valor da tarefa: 5000 pontos (para as equipes que tiverem a presença de, no mínimo, 50% de seus participantes inscritos na Gincana Cultural). No dia da Rústica haverá uma lista de presenças para registro do comparecimento das equipes. As equipes que comparecerem com menos 50% de seus participantes inscritos na Gincana Cultural NÃO pontuarão.
          II. As equipes poderão inscrever componentes para participarem da corrida como forma de pontuação extra. A participação ocorrerá no percurso de 2,2 quilômetros. Serão 250 pontos por componente, limitados a dois alunos por turma (500 pontos no máximo).

e. Uniforme das equipes.
          I. Se toda a equipe estiver devidamente uniformizada na Gincana Diurna (com a camiseta da equipe), receberá 2000 pontos. Caso um ou mais membros da equipe estejam sem uniformes, a equipe perderá 1000 pontos.
          II. Professores fiscais se encarregarão de realizar a conferência dos uniformes em cada equipe.
          III. Para a camiseta valer como peça de uniforme no decorrer do ano, deverá conter o logotipo principal da escola na parte superior da frente (conforme será disponibilizado em drive através de QR Code na página final das normas). A marca deve ser utilizada em sua versão principal e as cores devem variar de acordo com a aplicação. Se o fundo for branco, pode ser utilizada a versão colorida, mas em fundos com cores diferentes, deve ser considerado a aplicação de acordo com o guia, podendo ser utilizado, todo azul, todo preto ou todo branco.
          IV. Antes da confecção das camisetas, cada equipe deverá fornecer à comissão da gincana o modelo (desenho/arte) para ser avaliado. As camisetas não podem fazer apologia a bebidas alcoólicas, fumo, drogas ilícitas, armas ou violência.

f. Tarefa da melhor torcida.
          I. Esta prova terá duração mínima de 1 minuto e máxima de 2 minutos. Cada equipe deverá mostrar porque se considera a melhor no quesito torcida, utilizando toda a sua criatividade, entoando gritos de paz e realizando coreografias.
          II. Esta prova terá o valor de 5000 pontos e ocorrerá no dia da Gincana Diurna.
          III. São critérios de avaliação: alegorias e adereços, entusiasmo, organização e postura.
          IV. Não serão permitidos sinalizadores nem bombinhas, rojões ou assemelhados. Os gritos de paz não poderão conter insultos, palavrões ou mensagem que visam manchar a imagem da escola ou de outras equipes. O descumprimento desta regra implicará em perda de pontos.

g. Tarefa do traje.
          I. Dois membros de cada equipe deverão desfilar devida e adequadamente trajados de forma que representem a área profissional da turma na Gincana Diurna. As fantasias deverão ser apresentadas.
          II. Valor da prova 5000 pontos, 2500 pelo figurino e 2500 pela apresentação.

h. Tarefa da encenação.
          I. Durante a Gincana Diurna, a equipe deverá interpretar um esquete, ou uma dança, ou uma performance, sobre uma das profissões da turma.
          II. Deverá ter uma duração mínima e rigorosa de dois (2) minutos, sendo de quatro (4) minutos no máximo.
          III. Valor da prova: 10000 pontos.
          IV. Critérios de avaliação: coerência com o tema da equipe (2500 pontos), figurino adequado (2500 pontos), linguagem utilizada (2500) e desempenho dos participantes (2500 pontos).

i. Quartel General (QG).
          I. O QG de cada equipe será avaliado de acordo com os seguintes critérios: a) decoração (2000 pontos); b) organização (2000 pontos); c) limpeza (2000 pontos); d) criatividade (2000 pontos); e e) apresentação criativa do QG (2000).
          II. Antes do encerramento da gincana, as salas de aula deverão estar devidamente limpas, e as classes e cadeiras organizadas. O não cumprimento deste item acarretará em desconto de 10000 pontos.
          III. As salas somente poderão ser decoradas no dia da Gincana Diurna, não havendo exceções.
          IV. As turmas que hoje estão alocadas no prédio 14 serão realocadas em salas a serem divulgadas dias antes do início da Gincana, conforme sorteio prévio.

j. Não deverão ser consideradas informações que não sejam fornecidas pela comissão organizadora da 18ª Gincana Cultural do Ensino Médio do Colégio Santa Inês.

k. No decorrer da gincana, os alunos estão sob a vigência das normas de convivência do colégio e compromissos de cidadania dos educandos (conforme Regimento Escolar), os quais estão assinalados na agenda escolar.
          I. A ocorrência de ações que impliquem em desqualificação ou afrontas, como bullying, cyberbullying, ofensas ou provocações, entre as equipes ou seus integrantes, presencialmente ou de forma online, acarretará descontos ou, até mesmo, a desclassificação de toda a equipe, conforme deliberação da Comissão Organizadora.
          II. Após o término da Gincana, a equipe vencedora deverá demonstrar atitude desportista adequada, comemorando sem depreciar ou desqualificar qualquer outra equipe, sob risco de perda do título. Passando o título, automaticamente, para a próxima equipe que maior pontuação obteve. A comissão organizadora fica responsável por avaliar se as atitudes são desportivas ou não, sendo que sua decisão é soberana.

l. As cartas para apresentação da Gincana podem ser usadas para fins de requisição de apoio para as equipes e devem ser solicitadas e retiradas na secretaria da escola.

m. Os professores não poderão disponibilizar seus períodos para apoiar quaisquer equipes da Gincana. Caso seja comprovada essa atividade, a equipe perderá pontos de acordo com o item “n”. Em caso de reincidência duplica-se o valor descontado.
          I. De acordo com a percepção de necessidade e organização dos professores de Projeto de Vida, estes podem utilizar dos seus períodos somente para auxiliar as equipes a se organizarem.

n. Informações complementares.
          I. Caso exista a necessidade de alguma outra informação extra, a comissão organizadora entrará em contato com as turmas através de um documento oficial expedido até um dia antes da Gincana.
          II. No decorrer da Gincana, nos casos de irregularidades, as equipes poderão ser punidas com a perda de até 5000 pontos para cada irregularidade. Configuram irregularidades: uso inadequado de instrumentos ou em horário não permitido, entrada sem autorização na sala da comissão organizadora, postura agressiva ou antidesportiva para com professores, funcionários e/ou colegas da escola, acesso à internet fora do QG da equipe, assim como outras possíveis irregularidades avaliadas pela comissão organizadora da Gincana.
          III. As equipes poderão fazer denúncias de irregularidades através de comunicado por escrito e assinado pelo líder da equipe. Caberá à comissão analisar a denúncia, investigar e, se necessário, tomar as medidas cabíveis à equipe denunciada.
          IV. Em caso de deliberação sobre acontecimentos que não estejam amparados neste documento, caberá à Comissão Organizadora se posicionar. Sua decisão será soberana.
          V. Compõem a comissão organizadora:

1. Direção
a. Ir. Celassi Dalpiaz

2. Coordenação e Orientação
a. Waleska Cruz
b. Fabiana Pires
c. Rosiméri dos Santos
d. Analice Vacaro
e. Stefani Feijó Moraes
f. Luciana Modica

3. Representantes dos Professores
a. Marcos Tonial (História)
b. Leonardo De Boita (TE)
c. Vinícius Rodrigues (Literatura)
d. Celso Vieira (Educação Física)

o. Equipes, temas e cores.

Turma 91 - Ciências Sociais e Humanas (cor verde)

Turma 92 - Comunicação e Informação (cor amarelo)

Turma 1A - Artes e Design (cor vermelho) 

Turma 1B - Ciências Biológicas e da Terra (cor azul) 

Turma 2A - Administração e Negócios (cor laranja) 

Turma 2B - Saúde e Bem-estar (cor preto) 

Turma 3A - Agroindústria (cor cinza) 

Turma 3B - Engenharia e Produção (cor branco) 

 

p. Inscrição das equipes.
          I. A inscrição das equipes se dará por formulário físico, o qual será fornecido pela Comissão da Gincana. Um representante da equipe deverá entregar a ficha de inscrição e o valor total das inscrições para a o professor Leonardo De Boita no dia 26/04/2024, até às 17h30. O número da inscrição deve ser o mesmo da chamada e deve constar na camiseta.