2ª Gincana da Natureza: educação ambiental na prática
A Gincana da Natureza levou as crianças da Educação Infantil do Colégio Santa Inês a uma jornada de aprendizado e conexão com os 4 elementos naturais. Com atividades que envolveram música, literatura e arte, os pequenos do Nível 1 ao Nível 4 vivenciaram, de maneira lúdica e envolvente, os conceitos fundamentais da educação ambiental. A 2ª edição da Gincana da Natureza reflete o compromisso do Colégio Santa Inês em proporcionar uma educação integral, ao preparar as crianças para um presente e um futuro mais sustentável e harmonioso com o meio ambiente.
As diversas atividades mobilizaram as crianças, as famílias e a equipe inesiana e cada detalhe deu mais sentido ao propósito da consciência ambiental. Cada turma foi nomeada a partir dos animais da Floresta Amazônica que foram encontrados no pátio do Colégio, como primeira tarefa. São eles: jacaré-de-papo-amarelo, arara azul, tamanduá-bandeira, macaco-prego onça-pintada, tucano e tartaruga.
O objetivo da gincana foi muito além de ensinar sobre a natureza; buscou sensibilizar as crianças para a importância da preservação do meio ambiente, incentivando a criação de relações empáticas com as diferentes formas de vida que nos cercam. Ao estimular esse vínculo afetivo com a natureza, o Santa Inês forma cidadãos conscientes e responsáveis pela proteção e conservação do planeta.
Estudiosos da Educação Ambiental, como Joseph Cornell, em seu livro “Sharing nature with children”, propõe métodos de aprendizado sequencial e de percepção consciente da natureza, adaptados às diferentes fases do desenvolvimento. De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Rosana Cairuga, “na Educação Infantil, estamos na fase de ‘despertar o entusiasmo’ e foi emocionante observar e acompanhar de perto o envolvimento das crianças em cada tarefa da 2ª Gincana da Natureza e como reconhecem seus papéis enquanto guardiões da natureza. É uma alegria promover essa abordagem na escola, que reflete a importância de cuidar do mundo com a complexidade e delicadeza que ele merece.”
Confira, abaixo, as tarefas da 2ª edição da Gincana da Natureza:
Tarefa 1: Procurar, nos espaços verdes da escola, os bichinhos da Floresta Amazônica. De acordo com o bichinho, dar nome à sua equipe.
Tarefa 2: Confecção de placas da sua equipe e audição de música dos animais.
Tarefa 3: Arte Efêmera - As crianças trouxeram de casa sua fruta preferida. Em sala de aula, com a professora e os colegas, exploraram o nome de cada uma, se dá em árvore ou não, quantificaram... Depois, em grupos, fizeram uma arte efêmera com as frutas, ou seja, criaram algo como animais, flores... No final participaram do piquenique das frutas.
Tarefa 4: Caça ao Tesouro na Natureza
Tarefa 5: As famílias receberam uma sequência de sons dos animais. Junto com as crianças, tentaram descobrir e anotar. Em sala de aula, junto com os colegas, ouviram o som dos bichinhos e verificaram suas respostas.
Tarefa 6: Apresentar-se cantando a música do animal da sua equipe.