5 minutos pela paz: Santa Inês se une ao movimento da ANEC
Uma mobilização pela paz: esse é o objetivo da reflexão proposta pela ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil), que conta com a adesão de diversas instituições de educação católicas, incluindo o Colégio Santa Inês.
A ideia é que, na próxima sexta-feira (25/03), às 15h, façamos uma pequena pausa no cotidiano da escola para fazer 1 minuto de silêncio, em comunhão com aqueles que sofrem o horror da guerra, seguido de uma prece pela paz, na qual suplicamos a Deus que nos livre do ódio e da maldade e nos dê o verdadeiro espírito de fraternidade. “Quanto mais pessoas se unirem por uma mesma causa, mais impacto teremos no mundo”, ressaltou a diretora inesiana, Irmã Celassi Dalpiaz, ao falar sobre a corrente de oração da qual o Colégio fará parte.
Com o apoio e Orientação da Pastoral Educacional, no Santa Inês, pela manhã, os estudantes serão sensibilizados e convidados a participar deste grande momento, enquanto, no turno da tarde, os professores regentes farão uma pausa nas atividades para orientar e acompanhar as crianças. “Precisamos pensar na paz não como a ausência de guerra, mas como um caminho”, complementou o professor Josimar Phillipsen, Coordenar da Pastoral Educacional.
Como diz o documento de sensibilização encaminhado pela ANEC, “a guerra acontece geograficamente longe de nós, mas experiências passadas nos advertem que ela também está diante de nós e nos atinge em cheio, seja na questão econômica, seja na questão moral. Nós acreditamos que nosso trabalho, por menor que seja, tem um efeito dramático sobre os rumos do mundo, porque ‘tudo está interligado como se fôssemos um’. Coabitamos o mesmo planeta, dividimos os mesmos recursos, trabalhamos na mesma terra, ou seja, somos uma grande família: brasileiros, ucranianos e russos.” Por esse motivo, convidamos toda a comunidade escolar a participar desta grande corrente de oração.
Na data e hora marcados, faça 1 minuto de silêncio, seguido da “Prece pela PAZ”. Mais do que uma grande corrente de oração e solidariedade, esse é um gesto que pode ter pouco impacto político, mas que terá um grande impacto espiritual e pedagógico. Na escola, em casa ou no trabalho, participe!
Prece pela PAZ
Senhor, fazei de nós, educadores e educandos, instrumentos de vossa paz.
Cremos que nos chamais a ser embaixadores da esperança, compartilhando com as crianças e os jovens o desejo de construir um mundo novo.
Neste momento, Senhor, ajudai-nos a sustentar a esperança, mesmo quando a situação não é favorável. Dai-nos a vossa Paz, guiai-nos para a busca da Paz.
Abri os nossos olhos e os nossos corações e dai-nos a coragem de dizer: não queremos mais guerra!
Infundi em nós a coragem de dialogar, de lutar pela harmonia entre as pessoas e os povos, de realizar gestos concretos para a construção de um mundo verdadeiramente fraterno e ousadamente solidário.
Com o coração humilde, pedimos que sejamos capazes de nos converter para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio e, assim, fortalecer e celebrar a convivência, o respeito às diferenças e a pluralidade.
Que a Virgem Maria, Nossa Senhora Educadora, a quem sempre recorremos, não despreze nossas súplicas e nos livre de todo perigo, olhe para nossos irmãos que sofrem e lhes conceda serenidade.
É o que pedimos a vós, que viveis e reinais para sempre.