5 motivos para se encantar (ainda mais) com os Anos Iniciais do Colégio Santa Inês - Colégio Santa Inês

5 motivos para se encantar (ainda mais) com os Anos Iniciais do Colégio Santa Inês

O Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Santa Inês é um convite diário à descoberta, ao protagonismo e à formação integral. Do 1º ao 5º ano, cada experiência é pensada de forma intencional, afetiva e inovadora, garantindo que as crianças avancem no desenvolvimento cognitivo, socioemocional e espiritual. Confira, abaixo, cinco motivos que tornam essa etapa ainda mais especial.

1) Alfabetização, letramento e leitura crítica: um compromisso com a formação integral

Ser referência em Alfabetização e Letramento é mais do que ensinar a ler e escrever: é formar leitores críticos, criativos e conscientes. No Santa Inês, o processo de alfabetizar letrando acontece de forma significativa, conectando leitura e escrita ao cotidiano da criança e ampliando sua compreensão de mundo.

As propostas didáticas são transdisciplinares e cuidadosamente planejadas para envolver investigação, pesquisa, mediação pedagógica e múltiplas linguagens. Desde cedo, as crianças aprendem a:

  • contextualizar informações;
  • analisar criticamente fontes e discursos;
  • compreender impactos sociais e culturais dos textos;
  • posicionar-se com ética e responsabilidade.

Na prática pedagógica, exemplos incluem os projetos: plataforma de leitura Elefante Letrado; Pesquisa Científica a partir do 1º ano; 5th Grade’s CSI Late Night; confecção do livro Pequenos Inventores de Histórias; CLIn (Clube de Leitura Inesiano) e produção da revista Raízes do Sul.

Essa abordagem fortalece o pensamento crítico, promove autonomia intelectual e prepara os estudantes para desafios presentes e futuros, tudo isso somado ao olhar sensível para o ritmo e as singularidades de cada criança.

2) Ensino bilíngue que amplia horizontes

Nos Anos Iniciais, o Ensino Bilíngue acontece de forma natural, integrado às vivências diárias dos estudantes. Do 1º ao 4º ano, a docência compartilhada entre professora regente e teacher favorece a aprendizagem da Língua Inglesa em situações reais e conectadas às diferentes áreas do conhecimento. As crianças exploram a língua de maneira significativa, interativa e contextualizada. No 5º ano, o ensino de inglês ganha ainda mais dinamismo, com aulas de Science, Robotics e English, fortalecendo repertórios e autonomia, em uma abordagem que amplia o olhar intercultural dos estudantes.

3) Educação socioemocional com o programa L.I.V. (Laboratório Inteligência de Vida)

O Colégio Santa Inês é uma #EscolaQueSente. No Ensino Fundamental Anos Iniciais, personagens e jogos do L.I.V. convidam as crianças a compreender e nomear sentimentos, desenvolver empatia, aprimorar a criatividade e fortalecer vínculos:

  • 1º ano – Tomás: autoconhecimento e identificação das próprias emoções.
  • 2º ano – Geraldo: empatia e a importância de ouvir o outro.
  • 3º ano – Fernanda: criatividade, comunicação e convivência harmônica.
  • 4º ano – Jogo GAIA: exploração intergaláctica e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
  • 5º ano – Jogo L.I.G.A.: protagonismo, colaboração e inspiração em crianças que transformam o mundo.

O L.I.V. apoia estudantes, educadores e famílias, fortalecendo competências como colaboração, criatividade, comunicação, proatividade, pensamento crítico e perseverança.

4) Tecnologias Educativas e Robótica: criatividade e soluções para a vida real

Nos Anos Iniciais, fazem parte do currículo as Tecnologias Educativas, a exemplo das aulas de Robótica e de Informática, que exercitam a resolução de problemas reais.

As crianças vivenciam:

  • exploração de materiais concretos e não estruturados;
  • desafios lógicos e matemáticos;
  • criação de protótipos para solucionar situações reais;
  • atividades com robôs programáveis e ambientes digitais de programação.

Segundo a professora de Robótica, Angela Lengler, “a Robótica é um projeto de Educação Tecnológica que envolve história, cultura, ciência, matemática, arte e muito mais”.

Nos Anos Iniciais, os estudantes começam aprendendo sobre máquinas simples e, ao longo da trajetória escolar, avançam para sistemas complexos e automação, compreendendo a relação entre ser humano, tecnologia e sociedade.

A Robótica instiga criatividade, trabalho em equipe, investigação, pensamento crítico e responsabilidade socioambiental: competências essenciais para o século XXI.

5) Elefante Letrado: tecnologia, leitura e encantamento

A formação do hábito de leitura também acontece no ambiente digital, e a plataforma Elefante Letrado é uma grande aliada desse processo. Por meio de jogos de compreensão leitora, as crianças vivenciam experiências significativas que qualificam ainda mais as aprendizagens e fortalecem o interesse por ler. Como afirma Scheila Vontobel, criadora da plataforma, “Leitura gera vocabulário. Vocabulário gera conhecimento e conexão”, evidenciando o impacto desse recurso na ampliação do repertório linguístico e cultural dos estudantes.

Além do amplo acervo em português, o Elefante Letrado oferece uma biblioteca completa em Língua Inglesa, permitindo que as crianças aprimorem a fluência na língua adicional. A plataforma apresenta progressão linguística cuidadosamente estruturada, valorizando também a oralidade como etapa fundamental para o desenvolvimento da escrita. Com isso, a leitura se torna uma experiência cada vez mais desafiadora, prazerosa e significativa.

As práticas pedagógicas associadas ao Elefante Letrado impactam diretamente o desenvolvimento da leitura, integrando tecnologia, gamificação e curadoria literária. Essa mediação qualificada assegura que cada criança trilhe seu percurso de forma autônoma, motivada e consistente.