5th Grade’s CSI Late Night: uma noite de imersão literária e cultural
Na última sexta-feira, 18 de outubro, as crianças do 5º ano tiveram a oportunidade de participar do “5th Grade’s CSI Late Night”, um evento especial que promoveu uma imersão literária e cultural em uma exploração noturna da Biblioteca Irmã Sônia Haydê Randazzo. Das 18h às 22h, os estudantes se envolveram em diversas atividades, como leituras compartilhadas, oficinas e momentos de convivência, tudo pensado para ampliar sua competência leitora e estimular a imaginação em um ambiente descontraído.
A Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Viviane Nectoux, e a Assistente Pedagógica do segmento, Laura Bagatini, destacaram que o evento foi planejado com muito carinho. O objetivo foi proporcionar experiências ricas que reforçassem o vínculo das crianças com a literatura e as motivassem a explorar o universo literário. Durante a noite, os inesianos desfrutaram, também, de um jantar especial, criando um ambiente leve e acolhedor.
A programação incluiu dinâmicas e oficinas: a world of possibilities (uma experiência no 6º ano), Mindfulness na prática e Hora do conto “O fantasma de Canterville”. Além das oficinas, as crianças participaram de dramatizações literárias com as professoras do 5º ano. A noite também contou com momentos de lanche e meditação, contribuindo para uma experiência completa.
A importância dessa atividade como uma vivência cultural e literária que se diferencia da rotina escolar é o que destaca a Coordenadora Pedagógica: “os estudantes aguardam com muito interesse por esse momento! É uma experiência coletiva que possibilita troca e socialização, além de aumentar o engajamento nas atividades de leitura”.
O 5th Grade’s CSI Late Night faz parte do Projeto Nova Etapa, preparando os estudantes para a transição ao 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, em 2025. “Essa experiência favorece a curiosidade e organiza as expectativas para o próximo ciclo”, completou Viviane. A noite na biblioteca não apenas incentiva a leitura, mas também cria memórias afetivas que as crianças levarão consigo, tornando a experiência escolar mais rica e significativa com conexões únicas entre as múltiplas formas de aprender e se divertir.