A coragem e o legado dos Lanceiros Negros inspiram as crianças - Colégio Santa Inês

A coragem e o legado dos Lanceiros Negros inspiram as crianças

No feriado nacional, em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, o Colégio Santa Inês destaca um episódio marcante da história do Rio Grande do Sul: a trajetória dos Lanceiros Negros, grupo de homens e mulheres negros que lutaram com bravura durante a Guerra dos Farrapos (1835–1845). A história dos Lanceiros Negros é, muitas vezes, pouco conhecida. No entanto, representa um importante capítulo da formação do Rio Grande do Sul. Esses combatentes, deixaram como legado, exemplos de coragem, resistência e esperança.

Durante as comemorações da Semana Farroupilha, no dia 20 de setembro, os estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais se caracterizaram como Lanceiros Negros (carinhosamente chamados de Lanceirinhos Negros), em um momento de reflexão durante a hora cívica, que uniu história, cultura e aprendizado. A atividade buscou valorizar a contribuição do povo negro na construção da identidade gaúcha, ampliando o olhar sobre o passado e reforçando o respeito à diversidade que compõe a nossa sociedade, e contou com as representações de Sophia Conte, Caio Deodoro Flores e dos irmãos Pretta Maria e João Moreno do Amaral Rodrigues.

Outra data comemorativa que mobilizou o Colégio em setembro foi o Dia Internacional da Paz, celebrado em 21 de setembro, e implementada pela UNESCO. Além da tradicional hora cívica, as crianças se reuniram no Pátio Central, para realizar a maior meditação simultânea da história do Santa Inês, em um momento de união e reflexão coletiva. Como parte dessas ações pedagógico-pastorais, organizadas pelo Coordenador da Pastoral Educacional, Josimar Philippsen, os estudantes também conheceram o livro “A Lanceirinha”, da autora porto-alegrense Ângela Xavier.

A obra apresenta, de forma sensível e acessível, o olhar de uma menina sobre os Lanceiros Negros e o poder de sua ancestralidade, demonstrando como o tema da Consciência Negra é trabalhado na escola para além do mês de novembro.

Esse é apenas um exemplo do compromisso do Colégio com uma educação antirracista, que está presente nos currículos dos inesianos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Afinal, o passado inspira, o presente educa e o futuro transforma realidades e, com os Lanceiros Negros, aprende-se que a luta por igualdade segue necessária.

O Colégio Santa Inês reafirma, assim, sua educação que valoriza a história e a contribuição de todos os povos, promovendo o reconhecimento e o respeito às diferentes culturas que formam o Rio Grande do Sul. Garantir que todos os estudantes, familiares, educadores e ex-alunos sejam tratados com dignidade, independentemente de cor, raça, etnia ou cultura, é parte essencial da missão educativa e humana da escola.