A importância da amizade para conexões afetivas e efetivas
Quando pensamos no espaço sagrado do Colégio Santa Inês, frequentemente apontamos para a capela, como se ela fosse o único lugar de encontro com o sagrado. No entanto, essa experiência transcende a capela e se manifesta em todo lugar onde vivemos experiências transformadoras, especialmente onde se vivencia o amor, a misericórdia e a fraternidade, ou onde encontramos consolo para o sofrimento, paz nas dificuldades e esperança para continuar lutando.
Assim, além da capela, a escola é também um lugar sagrado, onde todas essas experiências se conectam. A proximidade com Jesus nos permite perceber que o ambiente escolar reflete as narrativas do Evangelho.
Para compreender essa dinâmica, façamos uma lembrança: antes da Páscoa, Jesus visitou uma família muito querida na cidade de Betânia (Jo 12,1-11), a casa de Marta, Maria e Lázaro. Ali, Jesus encontrou seus amigos, confraternizou ao redor da mesa, compartilhou saberes, esperança e o pão. Ele foi ungido com perfume para a missão, e o aroma se espalhou pela casa, contagiando a todos.
Da mesma forma, os encontros no ambiente escolar são ricos e significativos. É fácil perceber esse aroma especial nos momentos em que os estudantes se reúnem, seja no pátio, na praça, na cantina ou em qualquer outro espaço. A alegria e a vontade de viver tornam esses encontros afetivos e efetivos! As relações de carinho, pertença e amizade tornam os nossos dias sagrados, preenchendo a escola com o mesmo espírito de fraternidade e amor que Jesus encontrou em Betânia.
No Evangelho de João 15:13, Jesus nos ensina: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos." Esta passagem nos mostra a profundidade e a força do amor fraternal que podemos encontrar nas amizades.
Amigos são aquelas pessoas que escolhemos ter em nossas vidas. Eles nos apoiam, nos compreendem e estão presentes nos momentos bons e ruins. No ambiente escolar, os amigos são fundamentais. Eles nos ajudam a enfrentar desafios acadêmicos, nos motivam e tornam o dia a dia mais leve.
Promover espaços e abraços é primordial para que os nossos estudantes compreendam a importância do coletivo, tornando o convívio mais alegre e feliz.
Desejamos que o Dia do Amigo seja celebrado sempre em nosso colégio, tornando-o ainda mais sagrado. Todas as vezes que cultivamos a amizade e celebramos o encontro, acendemos uma faísca de Deus. Sejamos presença de Deus também. Para que, como em Betânia, de Jesus e seus amigos, o nosso espaço escolar seja um aroma que nos convida a ficar um pouquinho mais ao lado dos nossos amigos.
Por Josimar Philippsen
Coordenador da Pastoral Educacional do Colégio Santa Inês