A poesia e o brincar das palavras de Dilan Camargo
O contato com diferentes textos e autores é de extrema importância na construção do processo de alfabetização das crianças. E é por esse motivo que a Hora do Conto desta quarta-feira (12/08) apresenta um bate-papo com o poeta e escritor Dilan Camargo, autor de livros de poesia, adulta e infantil, e de contos para a juventude. Letrista com mais de 80 músicas gravadas e autor de peças de teatro, Dilan foi patrono da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre e está entre os grandes nomes da poesia do nosso Estado.
O “brincar das palavras” está entre as características marcantes dos textos de Dilan, assim como o jogo da sonoridade. “São características textuais que contribuem muito para a alfabetização e o letramento. O reconhecimento do som, por exemplo, ajuda na escrita e na compreensão dos textos”, explica a pedagoga Márcia do Canto.
Além de conversar sobre o processo criativo de construção textual, o autor recitou para os estudantes do Santa Inês alguns poemas, entre os quais está um inédito, escrito durante a pandemia. Assista ao vídeo e inspire-se!