A poética dos dados colore os muros do Colégio

Um olhar sensível sobre os dados estatísticos de seu cotidiano, essa foi a proposta realizada pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio e representada nos muros do Colégio Santa Inês. A tradicional atividade acontece há mais de 15 anos, no muro localizado na rua Felizardo Furtado, com 47 metros de extensão. As paredes da escola, a cada ano, são coloridas pelos estudantes a partir de uma temática, conectada a uma das áreas do conhecimento. Em 2022, os estudantes foram desafiados a associarem a área de Matemática e suas tecnologias às artes, com o tema "A poética dos dados". “Os estudantes trouxeram um olhar bem autoral sobre dados que chamam a atenção deles, assim apresentaram números sobre desmatamento, representatividade, aquecimento global, questões sociais e contemporâneas”, relata o professor de arte Leonardo Castilhos Valle, responsável pelo acompanhamento das obras.

A pintura do muro é um momento muito aguardado pelos inesianos, segundo as estudantes Natália Martins e Luana Pazutti. Elas esperam por essa atividade desde a Educação Infantil: “Acho que é um marco para todo mundo que entra no Colégio, ficamos esperando esse momento chegar”, reflete Luana, que completa contando como foi a vivência: “foi uma experiência muito boa, tanto para aproveitar a companhia dos nossos colegas quanto para realmente deixar a nossa marca de alguma forma e impactar um pouquinho na paisagem do Santa Inês” finaliza.

A tradicional pintura do muro do Colégio Santa Inês estimula o olhar para múltiplas possibilidades e convida a comunidade a pensar sobre o impacto dos números em nossa sociedade, através da perspectiva sensível dos estudantes.