Ações em prol do Dia Internacional da Paz: construção do Manto da Paz
Como podemos ser sinal de paz na sociedade? Como podemos criar um mundo onde a diversidade é celebrada e os conflitos são resolvidos com sabedoria e respeito? Como a justiça pode favorecer a paz?
Instituído em 1984 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente em 21 de setembro. Com o intuito de promover a sensibilização acerca da importância da paz mundial, a data reforça o comprometimento com a construção de uma sociedade justa e fraterna.
Corroborando com a Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora e com Rede Internacional SHALOM - para justiça, paz e integridade da criação -, o Colégio Santa Inês traz uma reflexão sobre a importância da educação como propulsora para promoção da paz e da justiça.
Em maio deste ano, o Colégio Santa Inês foi convidado a participar do projeto “Manto da Paz”. A iniciativa, que busca promover uma ação horizontal e colaborativa entre a Rede de Escolas Associadas da UNESCO, consiste na construção de uma grande bandeira da paz, elaborada pela comunidade escolar.
Uma construção diária
Ao nutrir a paz, a UNESCO cultiva os alicerces do progresso sustentável, permitindo que crianças cresçam sem medo e com a esperança de um futuro brilhante. É a proteção das raízes ancestrais, a preservação das línguas que ecoam através do tempo e o respeito pela diversidade que enriquecem nossa jornada coletiva.
Cada ação, cada esforço pela paz, por menor que seja, reverbera como ondulações suaves em um lago tranquilo, tocando corações e inspirando outros a seguir esse nobre caminho. Na tapeçaria da história humana, precisamos tecer fios de paz para formar uma teia de compreensão mútua e cooperação global.
Neste sentido, para o Dia Internacional da Paz, vamos juntos fomentar um espaço de convivência e reflexão. Assim como um manto nos aquece nas noites frias, o manto da paz oferece conforto e esperança em tempos de incerteza. Ele nos convida a refletir sobre a importância de cultivar a paz em nossos corações e em nossa sociedade, lembrando-nos de que, juntos, podemos criar um mundo onde a diversidade é celebrada e os conflitos são resolvidos com sabedoria e respeito.
Relembrando o projeto
Como rede de escolas associadas à UNESCO, nos unimos para grandes causas, dentre elas a promoção da PAZ em todos os âmbitos. Neste sentido, a iniciativa envolve diversas dimensões da participação das escolas na Rede PEA-UNESCO. Dentre elas, destacam-se os 4 Pilares da Educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
O projeto também procura promover a cultura da paz, a defesa dos direitos humanos, a diversidade cultural e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente os de número 4 e 16. O objetivo é promover a cultura da Paz e do respeito aos direitos humanos, como manifesto da comunidade escolar.
Pensando nisso, o Manto da Paz inesiano será construído em conjunto pelos nossos estudantes no decorrer do mês de setembro. Deste modo, cada turma partilhará seus ideais de paz na elaboração do projeto.
Um olhar de empatia
Assim como promove o diálogo acerca da promoção de uma educação pautada na empatia e na solidariedade, o projeto “Manto da Paz” vem como uma ferramenta para o desenvolvimento das habilidades de solucionar conflitos pacificamente e construir caminhos para a equidade, o respeito e a inclusão.
Para a diretora, Ir. Celassi Dalpiaz, a iniciativa é “uma oportunidade de olhar para dentro das instituições e fortalecer as formas de relacionamentos interpessoais e conexões pacíficas”.
“É mais um momento para toda a comunidade inesiana reforçar seu compromisso com o incentivo à educação não-violenta, demonstrando seu papel para uma formação integral baseada em uma cultura de respeito à diversidade”, complementa.