Ajudar não tem hora: voluntariado comanda ações solidárias durante o ano todo
Entra ano, sai ano, e a missão do Voluntariado do Colégio Santa Inês continua viva nos corações da escola. No decorrer dos meses letivos, uma ação passa o bastão para a outra, conectando todas em um mesmo propósito: o cuidado com o outro.
Na transição entre e março e abril, o grupo finaliza a Ação de Páscoa com a montagem de mais de 70 ninhos para crianças em vulnerabilidade social. Em breve, quando a temperatura começar a cair, mais uma campanha unirá esforços para aquecer o inverno de quem mais precisa.
No topo de todas as iniciativas, estão exercícios de empatia, amor e solidariedade para acolher aqueles que têm menos. “Este trabalho tem uma grande importância na formação de lideranças capazes de se emocionar e pensar na realidade que os cerca”, reflete o coordenador da Pastoral do Colégio Santa Inês, Josimar Philippsen.
O grupo atual conta com mais de 50 jovens do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais ao 3º ano do Ensino Médio, que atuam de forma autossustentável, por meio de arrecadações para custear despesas como saídas, transporte e outros recursos. Independente disso, toda comunidade está convidada a ajudar.
“O voluntariado trabalha com duas perspectivas. A primeira é o trabalho social, com ações pontuais fora dos muros da escola, em espaços e instituições que desenvolvam atividades transformadoras relacionadas a crianças e jovens em vulnerabilidade social”, explica Josimar.
Segundo o educador, a outra frente de trabalho começa dentro do ambiente escolar e é voltada à conscientização de temáticas humanizadoras, com reflexões contemporâneas. Na prática, essa sensibilização prepara os estudantes para a mobilização fora da escola, transformando sua visão de mundo e resgatando seu espírito fraterno e solidário.