Alimentação saudável e sustentabilidade marcam a Semana do Meio Ambiente no Santa Inês
Despertar o interesse por ações que preservem o meio ambiente e o hábito de se ter uma alimentação saudável fazem parte de uma cultura que deve ser trabalhada. O Colégio Santa Inês, ao longo do seu ano letivo, traz, para dentro da sala de aula, diversas ações e conceitos para que o assunto se torne uma rotina na vida não só dos pequenos, mas também dos adolescentes. “Precisamos construir junto com as crianças o entendimento sobre a importância dos hábitos saudáveis e do cuidado com o meio ambiente. Só assim teremos adultos responsáveis e com atitudes sustentáveis, o que só se conquista através do exemplo e de vivências cotidianas”, destaca a diretora, Irmã Celassi Dalpiaz.
A partir desta quinta-feira (1º/06), a escola dá início às atividades da Semana do Meio Ambiente com a edição que marca o primeiro ano da Feira de Produtos Orgânicos. Há exatos 12 meses, a iniciativa de levar alimentos mais naturais ao ambiente escolar foi idealizada pela professora Fabiana Pires, Orientadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio. “Ano passado, nós estávamos fazendo inúmeros projetos dentro da sala de aula que eram relacionados à alimentação consciente. E foi então que decidimos ficar mais próximos dos fornecedores desses alimentos saudáveis”, revela Fabiana. A cooperativa de produtos orgânicos Pão da Terra foi a escolhida para fornecer os alimentos à Comunidade Inesiana. “Entendemos que, além do trabalho dentro da sala de aula e da assertiva mudança de cultura dos estudantes, precisamos atingir também as famílias, já que os adultos fazem parte dessas escolhas”, avalia Fabiana.
Para a Orientadora, a cultura do consumo de produtos orgânicos ainda é incipiente. “O valor de mercado é um pouco maior em relação a outros produtos vendidos em larga escala. Aos poucos, as pessoas percebem esse investimento como algo que vale a pena. Um hábito capaz de evitar custos adicionais com saúde e trazer uma melhoria na qualidade de vida da família inteira”, afirmou. Atualmente, a Feira Orgânica acontece duas vezes por mês no Colégio, sempre das 12h às 19h, e é aberta a toda comunidade. As próximas edições serão nos dias 22/06 e 06/07.
A partir do dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizada a ação “Plante Poesia”. Durante toda a semana, os estudantes dos diversos níveis estarão distribuindo nos arredores do Colégio Tags feitas de “Papel Semente”. O objetivo da atividade é compartilhar poesias como forma de conscientizar e chamar a atenção para a importância da preservação do meio ambiente. Após a leitura, é possível plantar a Tag, já que o papel é produzido com sementes de Margarida.
Ainda entre as atividades da semana, os estudantes do Ensino Médio vão realizar uma campanha de conscientização, utilizando cartazes com questões sobre hábitos saudáveis de vida. Além disso, também haverá atividades que já são rotina na escola, como separação de lixo, cuidado na reutilização de papel, entre outras. “Optar por alimentos mais naturais, gastar menos água, economizar e reciclar papel, economizar energia elétrica e reciclar embalagens são atitudes sustentáveis que podem e devem ser feitas diariamente”, afirma a diretora do Colégio.
Na Educação Infantil e no 1º Ano do Ensino Fundamental, este é o período do plantio de pinhão. A atividade é realizada na escola há cerca de 10 anos, sempre nesta mesma época, e tem como objetivo alertar para a importância da preservação da Araucária – árvore tradicional no Estado. A partir do plantio, ao longo do ano, os estudantes acompanham e cuidam do desenvolvimento da planta que, em dezembro, levam para casa.
Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, entre as iniciativas previstas estão a “Oficina de Compostagem e Horta Vertical com garrafa pet customizada” (07 de junho), “Produção de Storytelling sobre preservação ambiental” (de 05 a 09 de junho) e a finalização do relatório de aprendizagem sobre "Como conciliar desenvolvimento e preservação ambiental?"