Animais pré-históricos invadem as salas do 1º Ano do Ensino Fundamental
A tecnologia na sala de aula, sem dúvida, está entre as grandes aliadas dos educadores na promoção de atividades atrativas e que envolvam os estudantes. Quem imaginou que, nos dias atuais, fosse entrar em sala de aula e dar de cara com um dinossauro ou uma tartaruga-marinha dando uma voltinha pela sala? A surpresa não foi menor com a raposinha que dormia sobre as classes... A atividade foi desenvolvida com os estudantes do 1º Ano Bilíngue do Ensino Fundamental durante a aula de Robótica. “A Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite a interação entre o ambiente real e o ambiente virtual, dando uma nova perspectiva de relação entre estes dois mundos. E, para compreender como a realidade aumentada funciona nas atividades de Robótica, os estudantes do 1º ano tiveram uma experiência divertida e encantadora, além de um grande aprendizado”, explica a professora Ângela Lenger.
Através da tecnologia do aplicativo “ARvid” para iOS, os estudantes puderam interagir com animais do mundo digital conectados ao ambiente físico, como se fosse uma extensão do mundo real. “Tem coisa melhor do que aprender brincando? Aprender fica muito fácil quando é divertido... E diversão foi o que não faltou durante esta atividade”, concluiu Ângela, lembrando que, entre tantos benefícios, recursos de realidade aumentada proporcionam maior interação da comunidade escolar e são uma ótima opção em tempos de distanciamento físico.